Equipamentos: Para atender a diferentes perfis de consumo, fabricantes criam produtos como slate e MID
Escolher qual computador portátil comprar nunca foi uma tarefa simples para a maioria das pessoas. Dentre todas as configurações disponíveis, encontrar o modelo mais adequado costuma exigir tempo e alguma dedicação. Agora, com a decisão dos fabricantes de lançar novas categorias de produtos - uma longa relação que inclui nomes enigmáticos, como tablets, smartbooks e mobile internet devices ou MIDs - essa tarefa tende a ficar ainda mais difícil.
São pelo menos 10 rótulos diferentes para produtos que, muitas vezes, têm formato parecido e executam tarefas semelhantes, como tocar música, exibir vídeos e permitir o acesso à internet. Em muitos casos, as diferenças estão literalmente nos detalhes.
Os smartbooks, por exemplo, têm o mesmo formato de um netbook - os notebooks de tamanho reduzido e capacidade de processamento mais modesta -, mas se diferenciam pela promessa de maior duração da bateria e pelo uso do sistema operacional Linux, em oposição ao Windows. Já os MIDs têm a aparência de um telefone inteligente, embora não sejam capazes de acessar as redes de telefonia celular, o que levanta dúvidas sobre sua capacidade de sobrevivência.
A despeito da confusão que possam criar na cabeça do consumidor, as novas categorias são vistas pelos especialistas como uma resposta do setor às exigências crescentes do consumidor, que vem ganhando perfis diferentes de uso. "Essa segmentação é fruto da necessidade da indústria de ter produtos diferentes para atender públicos diferentes", diz Stephen Baker, vice-presidente da consultoria NPD Group.
A mobilidade, por exemplo, passou a exigir computadores com telas menores. Os novos dispositivos cobrem um vazio que existia na categoria dos equipamentos com telas entre 5 e 15 polegadas, afirma Shawn Dubravac, diretor de pesquisa da Consumer Electronics Association (CEA), que reúne grandes fabricantes mundiais de eletroeletrônicos.
Uma das principais apostas do setor é um produto que ficou mais de uma década em segundo plano: os tablets, também chamados de slate PCs. Com o novo nome, os fabricantes esperam dissociar os produtos atuais de seus antecessores. "Essa categoria é perfeita para leitura, navegação na web e entretenimento", disse Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, dando o tom da Consumer Electronics Show, realizada em Las Vegas, no início do mês.
A previsão é de que produtos da Hewlett-Packard (HP) e da francesa Archos vão chegar ao mercado ainda este ano. Mas muito do sucesso - ou do fracasso - desses dispositivos pode depender da aceitação do tablet que a Apple pode apresentar amanhã.
"Veremos todos os fabricantes entrando em mais segmentos de dispositivos portáteis, especialmente porque eles acreditam que sua experiência com notebooks os permitirá ser bem-sucedidos nas categorias adjacentes", diz Baker, da NPD.
A briga, para alguns especialistas, se dará entre dispositivos voltados para funções específicas, como os leitores eletrônicos de livros, e os equipamentos que fazem coisas diferentes, como ouvir música, jogar e navegar na web. Mas isso não é unanimidade. "O consumidor não verá problemas em carregar diferentes dispositivos se achar que cada um deles tem uma função im portante ", diz Baker.
Veículo: Valor Econômico