Starbucks negocia instalar cafés no Pão de Açúcar

Leia em 2min 40s

Com 11 lojas em São Paulo, a Starbucks avalia agora instalar suas cafeterias dentro de supermercados, o que abre as alternativas para a expansão da rede americana no mercado brasileiro. As primeiras conversas estão sendo tratadas, por enquanto, com o Pão de Açúcar, rede escolhida por atrair o que a cafeteria americana considera ser o seu público-alvo, segundo apurou o Valor.

 

Além das lojas de ruas e em shoppings, a Starbucks possui três cafeterias dentro de livrarias da Saraiva em São Paulo e Campinas. 

 

Por enquanto, o Pão de Açúcar e a Starbucks estudam como colocar a estratégia em prática. A idéia da Starbucks é escolher um dos supermercados da rede como modelo e, a partir da primeira experiência, expandir a parceria para outros pontos. Uma das lojas cogitadas, e de preferência da Starbucks, é a do Pão de Açúcar Portal do Morumbi, localizado em frente ao condomínio de mesmo nome, na zona sul de São Paulo, numa região que vem atraindo apartamentos de alto padrão. 

 

No caso da loja Portal do Morumbi, o café da Starbucks seria servido no espaço atualmente ocupado pela cafeteria do próprio Pão de Açúcar, onde cerca de seis mesas são disputadas todos os dias de manhã por grupos em reuniões informais, leitores de jornais e revistas ou por pessoas que se sentam e para tomar café com os olhos pregados no notebook. Foi exatamente nesse local que representantes da cadeia de supermercados e da rede de cafeterias se reuniram para discutir o assunto na manhã da última sexta-feira. 

 

Um dos problemas levantados é que a instalação da Starbucks no Portal do Morumbi demandaria 60 dias de reforma e interditaria, por um período de cerca de 45 dias, o café já conhecido e bem-freqüentado dentro da loja. 

 

Representantes do Pão de Açúcar que participam das primeiras conversas com a rede de cafeterias não consideram essa interrupção interessante e sugerem que a parceria poderia ser inaugurada numa loja em que não houvesse necessidade de suspender o serviço de café. Por isso a loja do Morumbi, localizada próxima ao estádio do Morumbi, seria a alternativa. 

 

Um dos pontos ainda em discussão é a eventual necessidade de criar uma marca que reúna os nomes do Pão de Açúcar e da Starbucks. A cafeteria americana acredita, porém, que não há necessidade de estabelecer essa marca conjunta. 

 

A solução seria divulgar as novas lojas usando a mesma estratégia das cafeterias existentes nas megastores da Saraiva. Neste caso, não foi necessária a elaboração de uma marca conjunta. "O consumidor não mistura as duas coisas. Ele sabe que Saraiva e Starbucks são coisas separadas", declarou um dos representantes da rede, durante a reunião com o Pão de Açúcar. Uma das preocupações é modelar as instalações com a decoração que caracteriza as lojas Starbucks. 

 

Procurados pelo Valor, os porta-vozes da Starbucks e do Pão de Açúcar não se pronunciaram a respeito do assunto. (Colaborou Claudia Facchini, de São Paulo) 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Sem caminhões, São Paulo renova sua frota

Com as restrições ao trânsito de caminhões, as vendas de pequenos veículos de carga di...

Veja mais
Feijão vive nova etapa de forte valorização no país

O feijão, que atingiu no fim de 2007 seus picos históricos de preço no mercado interno, volta a apr...

Veja mais
Demanda por asfalto no Brasil é a maior dos últimos 10 anos

Asfalto e político costumam trafegar juntos na mesma faixa de rodagem em ano eleitoral. Há pico de consumo...

Veja mais
Chiclete da Cadbury recebe R$ 30 milhões

O brasileiro masca 300 gramas de chicletes por ano ou, no caso de uma goma de mascar de 4,5 gramas, um chiclete e meio a...

Veja mais
Avon muda plano de logística em SP

A cidade de Cabreúva, a 70 km da cidade de São Paulo, vai abrigar o maior centro de distribuiç&otil...

Veja mais
Pão francês vai mudar de gosto e ficar mais barato

Farinha de trigo vai ganhar mandioca na composição   Com o objetivo de reduzir a dependência ...

Veja mais
Nova certificação garante qualidade na fabricação de produtos de marca própria

Iniciativa reduz custos para toda a cadeia de abastecimento, pode trazer economia para o consumidor e aumentar a competi...

Veja mais
Consumo de micros em alta

O IBGE mostrou ontem expansão no acesso a saneamento, luz, telefone e bens de consumo, sobretudo na aquisiç...

Veja mais
Comprometimento

Quem foi à inauguração da LOccitane, ontem, no shopping Beiramar, em Florianópolis, ficou im...

Veja mais