Chuvas impulsionam preços na Ceagesp em janeiro

Leia em 1min 30s

Após fechar 2009 com variação positiva de 3,1%, o Índice Ceagesp, que mede o comportamento dos preços de uma cesta de 105 produtos frescos e serve de referência para as oscilações agrícolas no atacado paulista, voltou a subir em janeiro. A alta, de 0,83%, foi mais uma vez puxada pelo salto das verduras (11,6%), ainda por causa das fortes chuvas sobretudo no chamado "cinturão verde" que cerca a região metropolitana da capital.

 

Segundo a Ceagesp, a tendência para o grupo é de novas valorizações em fevereiro, em decorrência do sol e do calor. No mês passado, os maiores ganhos foram os de repolho (82,19%), espinafre (41,85%), escarola (20,6%) e alface (20,82%).

 
 
As frutas também subiram em janeiro, 1,4%, com forte influência da valorização da laranja lima (49,09%) e do abacaxi - a variedade havaí subiu 36,19%) e a pérola, 17,02%. Ambas as frutas (laranja e abacaxi) costumam ter demanda mais aquecida no verão. Como no momento o consumidor tem um bom leque de opções à disposição, a tendência para fevereiro é de estabilidade para o grupo, de acordo com a Ceagesp.

 

A companhia lembra que a banana produzida no Vale do Ribeira foi prejudicada pelas chuvas de janeiro, mas os estoques da fruta para climatização estavam elevados e não houve impactos relevantes sobre os preços de comercialização.

 

O grupo de "diversos", composto por cebola, batata, amendoim, coco seco e ovos, também registrou valorização em janeiro, de 2,53%. Os ganhos foram determinados pelo salto de 11,99% da batata comum. Entre os pescados houve retração no mês passado (4,95%), e uma maior sustentação é aguardada apenas mais perto da Semana Santa, no início de abril. Os legumes caíram 1,72%.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Agência vai ter registro eletrônico e busca acordos com outros países

A partir de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) coloca em prática o reg...

Veja mais
Indústria rejeita redução gradual de jornada

Representantes do setor industrial nacional rejeitaram ontem proposta do presidente da Câmara dos Deputados, Miche...

Veja mais
Saúde ou kampai

A Japan Foods, evento promovido pela Japan External Trade Organization (Jetro), vai reunir no Pão de Aç&ua...

Veja mais
No varejo, inovar é agregar valor e fidelizar clientes

Francisco Alvarez, da USP: deixar o cliente experimentar o produto aumenta as chances de venda.   O varejo brasil...

Veja mais
Unidos da sujeira

O Bombril resolveu vestir a fantasia. E desta vez vai ser ecológica. No Carnaval, a empresa lança o Bombri...

Veja mais
Concorrência limita impacto de possível alta de juros nas vendas

A forte concorrência entre as redes varejistas brasileiras, e também de bandeiras internacionais que atuam ...

Veja mais
FCA e Louis Dreyfus fecham contrato de 3 anos para transporte de grãos

O bom momento vivido pelo setor logístico no mercado brasileiro, mesmo diante de uma crise econômica vivida...

Veja mais
Varejo eleva estoque de eletrônicos para Copa

As varejistas do setor de eletroeletrônicos anteciparam as negociações com os fornecedores e pretend...

Veja mais
Remédio é mais barato na região central

Pesquisa realizada pela Fundação Procon avaliou preços de 103 produtos de 15 farmácias da ci...

Veja mais