Após fechar 2009 com variação positiva de 3,1%, o Índice Ceagesp, que mede o comportamento dos preços de uma cesta de 105 produtos frescos e serve de referência para as oscilações agrícolas no atacado paulista, voltou a subir em janeiro. A alta, de 0,83%, foi mais uma vez puxada pelo salto das verduras (11,6%), ainda por causa das fortes chuvas sobretudo no chamado "cinturão verde" que cerca a região metropolitana da capital.
Segundo a Ceagesp, a tendência para o grupo é de novas valorizações em fevereiro, em decorrência do sol e do calor. No mês passado, os maiores ganhos foram os de repolho (82,19%), espinafre (41,85%), escarola (20,6%) e alface (20,82%).
As frutas também subiram em janeiro, 1,4%, com forte influência da valorização da laranja lima (49,09%) e do abacaxi - a variedade havaí subiu 36,19%) e a pérola, 17,02%. Ambas as frutas (laranja e abacaxi) costumam ter demanda mais aquecida no verão. Como no momento o consumidor tem um bom leque de opções à disposição, a tendência para fevereiro é de estabilidade para o grupo, de acordo com a Ceagesp.
A companhia lembra que a banana produzida no Vale do Ribeira foi prejudicada pelas chuvas de janeiro, mas os estoques da fruta para climatização estavam elevados e não houve impactos relevantes sobre os preços de comercialização.
O grupo de "diversos", composto por cebola, batata, amendoim, coco seco e ovos, também registrou valorização em janeiro, de 2,53%. Os ganhos foram determinados pelo salto de 11,99% da batata comum. Entre os pescados houve retração no mês passado (4,95%), e uma maior sustentação é aguardada apenas mais perto da Semana Santa, no início de abril. Os legumes caíram 1,72%.
Veículo: Valor Econômico