Fábricas finalizam produção para a Páscoa

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Supermercados e pontos de venda no Rio Grande do Sul começam a receber os estoques de chocolates para a data

 

Às vésperas de seu melhor período de vendas, a indústria de chocolates está em fase de conclusão das linhas de produção, com entregas aos distribuidores previstas para esta semana. Alguns estabelecimentos saíram na frente e já contam com os produtos expostos nas tradicionais parreiras de ovos. Como toda a logística exige que os chocolates cheguem aos supermercados entre 30 e 35 dias antes da Páscoa, neste ano os fabricantes se viram obrigados a antecipar o desenvolvimento dos itens, em vista do feriado ocorrer no primeiro domingo de abril, dia 4, uma semana antes do habitual.

 

“Nossa produção começou na primeira semana de novembro. Foram três meses e meio de trabalho”, diz André Metz, gerente comercial da fabricante gaúcha Neugebauer, que neste ano contabiliza um crescimento de 14% na fabricação de ovos de chocolate. Ele diz que a expectativa de faturamento é superar em 20% o montante do ano passado no mesmo período. “Alguns produtos virão com valor agregado, para recuperação de custos. Isso vai significar cerca de 5% a 6% do aumento da receita de Páscoa”, calcula. A alteração de preços está atrelada ao acréscimo inflacionário de 2009 (4,3%) e também será aplicada em toda a linha de Páscoa da fabricante de chocolates artesanais Prawer, que conta com 22  itens entre coelhinhos e ovos. Segundo a diretora Nádia Prawer, a empresa de Gramado iniciou a produção em outubro, mas nesta edição decidiu manter a quantidade do ano anterior. “Estamos com uma estimativa bem realista, acredito que não haverá nada de diferente do ano passado, quando nossa expectativa de vendas era maior”, avalia a executiva, ressaltando que em 2009 o consumo de chocolates na Páscoa não foi alto. “Mesmo que 2010 represente possibilidades de aumento de vendas, optamos por não produzir mais do que na edição passada, quando investimos 10% a mais que 2008.”

 

Na contramão, a Cacau Show aposta muitas fichas na edição deste ano. “Esta vai ser nossa melhor Páscoa, trabalhamos fortemente para isto desde agosto do ano passado”, anuncia Estefensom Soalheiro, gerente de marketing da empresa, que possui 800 lojas espalhadas pelo Brasil. “Devemos crescer 42% no volume de produtos e 48% no faturamento, em relação a 2009”, completa. Segundo ele, a Cacau Show deve produzir 1.700 toneladas só de itens de Páscoa até o final de fevereiro. Os chocolates da marca também virão com preços alterados. “Será um pequeno reajuste, em vista do cacau que teve um aumento de preço muito grande”, explica Soalheiro.

 

Segundo Daiane Dariva, gerente comercial do Walmart Brasil para a região Sul, ao todo, mais de 550 toneladas de chocolates, de 230 variedades de ovos e cestas, chegarão às lojas Big e Nacional de todo o Estado. A expectativa da rede é que as vendas aumentem 20% na comparação com o ano passado.

 

Tentação nas prateleiras atrai todas as idades

 

Antes da chegada dos ovos e coelhos de chocolate nos pontos de venda de todo o País, os fabricantes vão apresentar as novidades durante o Salão de Páscoa promovido pela Associação Brasileira da Indústria de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados (Abicab), no próximo dia 24. Os representantes gaúchos estarão presentes, mas já dão algumas dicas do que vem de novo por aí: alguns dos produtos do portfólio da Neugebauer serão transformados em ovos, seguindo uma tendência que já existe no mercado.

 

Outra novidade da marca são as “adições” nas cascas de alguns ovos, possibilitadas por alterações no processo, como, por exemplo, a inclusão de castanhas na casca do ovo Amor Carioca. “Não tem como fugir dos ovos e coelhinhos”, resume Nádia Prawer, adiantando que, além dos tradicionais produtos baseados na linha de chocolates da marca, este ano a Prawer irá lançar um ovo todo feito de marzipan. A Cacau Show também dá dicas, sem contar o segredo. “Teremos 14 novos itens. Nossa linha vem remodelada em 80% e estamos apostando muito nos produtos com casca recheada”, resume Estefensom Soalheiro.

 

Tido como afrodisíaco e popular por melhorar o humor, agilizar o raciocínio, reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e prevenir o câncer, o chocolate também é famoso por sua cor, seu sabor e por ser irresistível à maioria das pessoas. Todas estas características somadas ao apelo comercial da Páscoa e ao visual que se cria a partir da montagem das parreiras nos supermercados e prateleiras de lojas encantam os consumidores neste período assim que os produtos chegam aos pontos de venda.

 

“O mês de março representa a oportunidade de vendas de produtos pequenos, como ovinhos e coelhinhos, de 10 ou 15 kg”, revela André Metz. Segundo ele, estes itens são mais consumidos por clientes acompanhados de crianças pequenas, que visualizam os produtos e insistem que os pais insiram alguma guloseima no carrinho de compras. “Mas é difícil a comercialização de ovos e coelhos maiores antes da última semana que antecede o feriado”, opina o representante da Neugebauer, lembrando que o mês de março é também o período em que os consumidores adultos mais degustam as novidades e pesquisam os preços, para só tomar uma decisão na última hora.

 


Veículo: Jornal do Comércio - RS


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