6 estratégias para vender mais e melhor no Dia das Mães

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Executivos dos setores de e-commerce, varejo, finanças e logística explicam quais são as estratégias mais eficazes para o período

 

Faltando uma semana para o Dia das Mães, o mercado já se prepara pas as vendas. Segundo pesquisa do Behup, 54% os consumidores pretendem manter os gastos com presentes. Enquanto isso, 28% gostariam de aumentar o valor e apenas 18% pretendem diminuí-lo. Em 2022, o ticket médio gasto foi de R$ 198, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), e R$ 456 no e-commerce, segundo dados da Nielsen IQ Ebit e Bexs Pay.

 

Para se destacar entre a concorrência e aumentar o faturamento, o lojista precisa desenvolver estratégias que apresentem vantagens reais para o cliente, como promoções, descontos e soluções que melhorem a experiência de compra. Pensando nisso, executivos de setores como e-commerce, varejo, finanças e logística reúnem sete dicas para quem quer vender mais e melhor no Dia das Mães. Confira:

 

1.Aplique cupons de desconto

 

De acordo com um levantamento da Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores brasileiros têm comprado mais em lojas online do que em lojas físicas. Desses, 55% afirmam que os cupons de desconto oferecidos pelo comércio eletrônico influenciam a decisão de compra.
“Para os consumidores, os cupons são uma forma prática e fácil de economizar dinheiro com um item que desejam. Por isso, a implementação dessa estratégia costuma ser muito atraente e assertiva. Para os negócios, utilizando códigos exclusivos para cada cupom, é possível enxergar o número de conversões, quais foram os canais de divulgação mais eficientes e, assim, ajustar a estratégia para futuras datas”, diz Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para e-commerce.

 

2. Invista em campanhas de marketing

 

O investimento em campanhas de marketing sazonais é um caminho muito percorrido por empresas varejistas, e com grande potencial de trazer benefícios. “Datas como o Dia das Mães são uma oportunidade para que marcas possam se conectar com o seu público-alvo de forma mais direta e aumentar o engajamento. Além disso, essas campanhas podem gerar um aumento significativo nas vendas e na visibilidade da marca no longo prazo”, aponta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.

 

No entanto, as empresas devem planejar essas campanhas de forma cuidadosa e estratégica, considerando o perfil do seu público-alvo e as particularidades de cada data promocional. Investir em campanhas sazonais sem um planejamento adequado pode levar a resultados insatisfatórios e desperdício de recursos financeiros.

 

3. Esteja presente nas redes sociais

 

As redes sociais já se tornaram uma etapa fundamental na jornada de compra dos consumidores, que as utilizam para avaliar a loja e o produto antes da decisão final. Por isso, mantenha-se ativo nos canais do seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão e do aumento nas vendas.

 

“Publicar vídeos e fotos, fazer lives e contagens regressivas de lançamentos despertam a curiosidade do consumidor e criam um vínculo com o cliente. Fale dos seus produtos, os diferenciais, tecnologias e benefícios. Se possível, traga exemplos e depoimentos de clientes reais. Isso dá ao usuário material para pesquisa e pode sanar possíveis dúvidas”, sugere Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as mulheres.

 

4. Mantenha a atenção na experiência do cliente

 

O foco na jornada do cliente é uma das grandes tendências para o varejo nos próximos anos, e foi reforçada na NRF 2023, a maior feira do setor, realizada em Nova Iorque. De acordo com uma pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores não voltam a comprar de empresas onde tiveram uma má experiência, ressaltando o dever das marcas em se aprimorar no atendimento e logística, criando boas memórias na mente de seus clientes.


Em datas promocionais, como é o caso do Dia das Mães, em que as pessoas estão mais dispostas a comprar, oferecer essas experiências pode ser crucial, afirma Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
“É importante que as lojas analisem períodos anteriores e se programem para atender uma maior demanda, podendo ser necessário o investimento na contratação de mais funcionários, ou o oferecimento de mais opções de entrega de produtos, aplicando estratégias omnichannel e mantendo a excelência no atendimento”, aponta o CEO.

 

5. Tenha um sistema de pagamentos seguro

 

Oferecer um sistema de pagamentos seguro pode ser um chamariz e uma forma de fidelizar o cliente. No momento da compra, o consumidor compartilha seus dados pessoais, por isso, tem que sentir confiança no varejista. A empresa que faz a venda precisa ter um sistema robusto, capaz de atender essa necessidade sem falhas, mesmo em épocas de grande volume de vendas, como é o caso do Dia das Mães.

 

“Não estamos falando somente de vendas feitas por cartão de crédito. O Pix é uma forma muito segura de pagamento, mas o comerciante precisa ter um sistema seguro por trás para que a operação não sofra nenhuma falha. Oferecer um sistema antifraude gera confiabilidade e uma melhor experiência do cliente, que tem mais chances de retornar para uma futura compra”, esclarece Ticiana Amorim, CEO da Aarin, empresa especializada em Pix e Embedded Finance.

 

6. Diversifique os modelos de entrega

 

Sabendo que consumidores omnichannel gastam pelo menos três vezes mais que consumidores de canais únicos, segundo dados da empresa de pesquisa e inteligência de mercado Ipsos, ampliar as opções no formato de entrega de produtos comprados tanto no espaço físico quanto no online é uma estratégia promissora.

 

Para Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo, o investimento em sistemas tecnológicos e logísticos que permitam a integração omnichannel só traz vantagens para os lojistas. “O cliente quer autonomia e ter um maior leque de opções em sua jornada de compras. Ele é quem deve decidir se quer comprar online e retirar na loja, comprar na loja e receber em casa, analisando o melhor cenário e que condiga com a sua rotina”, pontua.

 

Redação SuperHiper 


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