Mercado de macarrão cresceu 4%

Leia em 1min 40s

Nos últimos cinco anos, o faturamento deste setor no país saltou 18%.

 

 
O faturamento total do mercado de macarrão em 2009 cresceu 4% e o fator que contribuiu para este dado foi o aumento em 8% nas massas instantâneas e frescas. Já a massa seca cresceu somente 2%, devido à variação do preço do trigo durante o ano.

 


Em 2009, as massas secas responderam por 84% do consumo no país, as instantâneas 13% e as frescas 3%. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Claúdio Zanão, a massa instantânea caiu no gosto dos jovens consumidores e, devido ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro a massa fresca conquistou seu espaço.

 

Nos últimos cinco anos, o faturamento do setor cresceu 18% e o consumo percapita se manteve estável. O Brasil é terceiro maior mercado consumidor de macarrão do mundo e, em termos de consumo, o país perde apenas para a Itália e para os Estado Unidos. Porém, quando a estatística considerada é a percapita, o Brasil desce para 13º lugar.

 

Volume - Em 2009, o volume total de massas alimentícias reduziu 0,3%. A massa seca sofreu uma queda de 1,3% e as massas instantâneas e frescas cresceram 5% e 4% respectivamente.

 

Nos últimos cinco anos, a massa instantânea cresceu 20% e a fresca também. Já a massa seca caiu 2%.

 

Faturamento - Nos últimos cinco anos, o faturamento total cresceu 18%. Sendo, 15% em massas secas, 25% em massas instantâneas e 25% em massas frescas.

 

Já o consumo em 2009 foi estável. Nos últimos cinco anos, o consumo percapita de massas alimentícias sofreu uma queda de 4%. A massa seca reduziu 7%, a instantânea cresceu 13% e a fresca manteve o patamar.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Suzano anuncia alta de US$ 30

A Suzano Papel e Celulose comunicou ontem reajuste de US$ 30 por tonelada para a celulose de eucalipto (fibra curta) ven...

Veja mais
Renner estreia novo formato de lojas

A Lojas Renner vai inaugurar duas lojas no formato compacto no segundo semestre deste ano. Ainda sem local definido, as ...

Veja mais
Apesar da crise, vendas do varejo crescem 5,9% em 2009

Setor de Super e hipermercados, com alta de 8,3%, puxa o resultado, segundo o IBGE   Mesmo sob efeito da crise ec...

Veja mais
Vendas do comércio crescem 5,9% em 2009

Apesar do resultado, desempenho caiu em dezembro   O comércio varejista conseguiu driblar a crise e aument...

Veja mais
Varejo cresce em todos os estados do Brasil

Vendas aumentaram 5,9% em 2009 no País. E São Paulo foi destaque, com 7,3% de expansão.   Me...

Veja mais
A fórmula secreta

A paulista Chemyunion se especializou em explorar a biodiversidade brasileira - e hoje exporta conhecimento para os maio...

Veja mais
Aumento do trigo pode chegar à mesa

Caso a alta se confirme, macarrão deve subir 5% em média em março. Padarias prometem segurar pre&cc...

Veja mais
Carrefour investe R$ 27 milhões em novo Centro de Distribuição em Manaus

O Grupo Carrefour inaugura amanhã o seu novo CD (Centro de Distribuição) na avenida Torquato Tapaj&...

Veja mais
Segregar milho custaria mais

Estudo aponta que custo de exportação poderia ficar 12,5% mais caro se País tivesse que separar gr&...

Veja mais