Entidade é homenageada pelo importante papel de seu trabalho durante os 40 anos de atuação no país
Em sessão especial desta segunda-feira (30), no Senado Federal, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil foi homenageada por seus 40 anos de serviços prestados no Brasil. O presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, e o vice-presidente de relações governamentais da GS1 Brasil, José Humberto Pires, estiveram na cerimônia representando a entidade e reforçando a importância da GS1 para todo o ecossistema do comércio, da logística, da indústria e da distribuição.
João Carlos de Oliveira enalteceu o trabalho da associação e descreveu na plenária a importância e influência da entidade em mais de quarenta setores da economia e como o trabalho da GS1 contribui para a arrecadação do PIB brasileiro. “É uma grande alegria estar aqui hoje celebrando os 40 anos da GS1 Brasil e poder falar do importante papel da nossa organização no fortalecimento da economia, no apoio aos empresários e na criação de oportunidades para colocar o Brasil como protagonista no cenário global de automação”, afirmou Oliveira. Além disso, o João Carlos agradeceu a presença do presidente da ABRAS e da UNECS, João Galassi.
No Brasil, a entidade desempenha um papel fundamental na promoção da automação comercial e na adoção do código de barras desde 1983. Ao longo desse período, apoiou vários projetos que contribuíram para a melhoria da gestão de processos e do emprego de novas tecnologias em diversos setores da economia. Além de atribuir o código de barras que identifica produtos, a associação fornece às empresas uma rede de sincronização de dados em âmbito global para padronização de processos e consultoria em projetos de rastreabilidade e sustentabilidade em 40 setores da economia.
O código de barras em padrão global passa agora por uma evolução e está sendo substituído pelo GS1 Digital Link, um QR Code que pode armazenar muito mais informação para toda a cadeia de abastecimento e o consumidor. Essa campanha causa um impacto significativo na maneira como as pessoas compram e vendem produtos, o que leva os consumidores a terem acesso a informações qualificadas diretamente dos fabricantes.
Nova era do código
A homenagem feita pelo Senado Federal ganha mais expressão nesse momento em que o código de barras passa por uma evolução tecnológica. A GS1 Brasil lidera uma campanha no Brasil que tem proporções globais para que o tradicional código de barras seja substituído pelo GS1 Digital Link, um QR Code que pode armazenar muito mais informação para toda a cadeia de abastecimento e o consumidor. Essa campanha causa um impacto significativo na maneira como as pessoas compram e vendem produtos, o que leva os consumidores a terem acesso a informações qualificadas diretamente dos fabricantes. Sem contar outros recursos favorecidos pela tecnologia como, por exemplo, a interação multimídia por meio do conceito de “embalagem estendida”. A entidade prevê que migração dos códigos se complete até 2026.
Redação SuperHiper