Samsung inicia produção de câmeras no país

Leia em 3min

A Samsung, que já está entre as maiores fabricantes no Brasil de TVs de LCD, celulares e monitores para PCs, ingressou em uma nova categoria de produto no mercado brasileiro. Neste mês, a multinacional coreana iniciou a produção de câmeras fotográficas em sua unidade em Manaus, o que permitirá à empresa beneficiar-se dos incentivos fiscais concedidos para os eletroeletrônicos montados na Zona Franca e oferecer preços mais baixos, a partir de R$ 400.
 
 

A intenção da Samsung é disputar a liderança em câmeras fotográficas no Brasil, afirma José Roberto Campos, vice-presidente executivo da subsidiária brasileira. As marcas mais vendidas no país, segundo estimativas do setor, são Kodak, Sony e Olympus. Essas três empresas têm mais de 70% de participação de mercado e já fabricam câmeras digitais em Manaus. 

 

A Sony anunciou ontem que está lançando neste mês sete modelos da linha Cyber-shot de câmeras digitais no Brasil. As fabricantes estão aquecendo os seus motores para o Natal, sazonalmente o melhor período de vendas. Os produtos da Sony custam entre R$ 700 e R$ 1,9 mil. 

 

Neste primeiro momento, a Samsung está fabricando três modelos na unidade da Zona Franca, mas a empresa planeja lançar ao todo oito tipos de câmeras neste ano, afirma Campos. As mais caras vão custar perto de R$ 2 mil no varejo. 

 

Até então, as câmeras da multinacional coreana encontradas nas lojas brasileiras eram importadas por um distribuidor independente no país, cujo contrato foi encerrado após a decisão do grupo de nacionalizar a montagem e entrar de forma mais agressiva neste segmento. 

 

Uma pesquisa encomendada pela empresa mostrou que no mercado brasileiro a demanda por câmeras digitais dobrou nos últimos três anos e deverá atingir 6 milhões de unidades em 2008. "Metade desse volume, porém, é comercializada no mercado informal. Os produtos entram no país sem pagar imposto", afirma Campos. 

 

Ainda assim, o mercado formal de câmeras digitais - de 3 milhões de unidades - já movimenta uma cifra elevada no país, estimada em cerca de R$ 2 bilhões por ano. Em volume, as câmeras já superam os televisores de LCD e plasma, cujas vendas devem atingir cerca de 2 milhões de unidades neste ano. 

 

Os três modelos que começaram a ser fabricados pela Samsung neste mês respondem por 70% do consumo. As câmeras, afirma Campos, têm resolução de 7 a 14 megapixels e possuem painéis de LCD de 2,4 polegadas. 

 

Um dos pontos fortes das câmeras digitais em relação ao celulares com câmera embutida é o tamanho do painel. Essa vantagem garantiu a sobrevivência das câmeras fotográficas, que, ao contrário do que se previa alguns anos atrás, não foram preteridas pelos consumidores. 

 

A Samsung, que também é uma das maiores fabricantes de celulares, já possui internacionalmente uma grande participação no mercado de câmeras digitais, explica Campos. No mundo, a japonesa Canon é a maior fabricante do setor, enquanto a Sony vem em segundo lugar. "A Samsung ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de câmeras digitais", afirma Campos. 

 

No Brasil, a multinacional prevê neste ano um crescimento em suas vendas totais de "dois dígitos", diz o executivo. Em 2007, a subsidiária brasileira obteve uma receita de US$ 2,1 bilhões. O Brasil é o país-sede da Samsung para a América Latina e o maior mercado da multinacional na região. A companhia possui operações no Panamá, Colômbia, Peru, Chile e Argentina. 

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Cozinha no escuro

A Brastemp queria testar a cor preta como novo sinônimo de assinatura de produto premium e fez um lançament...

Veja mais
Torcida uniformizada

Sempre em dia com as tendências, a Barbie aderiu às camisetas com mensagens. A Mattel está lan&ccedi...

Veja mais
O spa das garras

As unhas são a porta de entrada para o ritual de beleza de muitas mulheres. Segundo a Associação Br...

Veja mais
Com Norte-Sul, o Atlântico fica mais perto

A pequena cidade de Colinas do Tocantins parece viver em um eterno domingo nestes dias secos e quentes que precedem a te...

Veja mais
No interior de São Paulo, o segredo da Predilecta

Sexta-feira, 12 de setembro, duas horas da tarde. Em São Lourenço do Turvo, a 330 quilômetros de S&a...

Veja mais
No interior de São Paulo, o segredo da Predilecta

Sexta-feira, 12 de setembro, duas horas da tarde. Em São Lourenço do Turvo, a 330 quilômetros de S&a...

Veja mais
Makro na Paraíba

O grupo atacadista Makro vai abrir hoje sua 61ª loja no país, no Nordeste. A unidade será a segunda n...

Veja mais
Carrefour na Rússia

O Carrefour, a segunda maior rede de super e hirpermercados do mundo, está investindo US$ 100 milhões para...

Veja mais
Primavera impulsiona venda de sorvete

A primavera começou segunda-feira e a data ficou marcada para os produtores de sorvete. Isso porque a Abis (Assoc...

Veja mais