Produção de grãos e carne crescerá 37% em 10 anos, diz ministério

Leia em 2min

Soja, carne de frango, açúcar, etanol, algodão, óleo de soja e celulose serão os produtos com maior potencial de crescimento nos próximos dez anos, segundo estudo divulgado pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), do Ministério da Agricultura (Mapa). A pesquisa considera cenários de produção, participação no mercado mundial, exportação e consumo de 23 produtos da pauta agropecuária do País.


A safra de grãos - soja, milho, trigo, arroz e feijão - deverá crescer 36,7%, passando de 129,8 milhões de toneladas em 2008/2009 para 177,5 milhões em 2019/2020. As carnes bovina, suína e de aves deverão apresentar porcentual parecido, com aumento de produção estimado em 37,8%, incremento de 8,4 milhões de toneladas. Três outros itens com elevado crescimento previsto são açúcar (mais 15,2 milhões de toneladas), etanol (35,2 bilhões de litros) e leite (7,4 bilhões de litros).


O óleo de soja e a celulose merecem atenção, na opinião do coordenador-geral de Planejamento Estratégico do ministério, José Garcia Gasques. Segundo ele, o óleo de soja segue tendência mundial, pois a demanda tem crescido nos mercados interno e externo, inclusive, para a utilização como biocombustível. No caso da celulose, o crescimento será expressivo, pela substituição de florestas nativas por plantadas.


De acordo com a pesquisa, o crescimento agrícola no Brasil deve ocorrer com base na produtividade. Os resultados revelam maior acréscimo da produção agropecuária que de área plantada. As projeções indicam que, de 2010 a 2020, a taxa anual média de crescimento das lavouras deve ser de 2,67%, com incremento de 0,45% na área.


As estimativas para o período 2019/2020 apontam que a área total de lavouras deve passar de 60 milhões de hectares em 2010, para 69,7 milhões em 2020, incremento de 9,6 milhões de hectares. Essa expansão concentra-se na soja (mais 4,7 milhões de hectares) e cana (mais 4,3 milhões). O milho deve ocupar mais 1 milhão de hectares e as demais lavouras analisadas mantêm-se sem alteração ou até perdem área, como as culturas de café, arroz e laranja.


Centro-Oeste


A Região Centro-Oeste deve ser a que apresentará maior crescimento da atividade agrícola nos próximos dez anos, segundo o Mapa. "A região tem espaço suficiente, água suficiente em determinados períodos do ano e condições de armazenagem dessa água", disse ministro Reinhold Stephanes. "É provável que o centro-oeste caminhe cada vez mais nesta direção."


Veículo: DCI


Veja também

Lojas aderem ao cartão de bandeira

Meios de pagamento: Modelo híbrido gera receita ao varejista quando usado na concorrência Os varejistas se...

Veja mais
Para fugir da baixa, produtor de algodão deve fixar preços

O processo de recuperação da cotonicultura brasileira atinge o nível de euforia. Segundo Miguel Bie...

Veja mais
A união dos concorrentes

Incentivadas pela criação de um concorrente fortíssimo, resultado da compra da Casas Bahia pelo P&a...

Veja mais
Lucro da Grendene apresenta alta de 2,8%

A Grendene obteve lucro líquido de R$ 85 milhões no quarto trimestre, o que representa um aumento de 2,8% ...

Veja mais
Hering tem lucro 3 vezes maior do que em 2008

A companhia de varejo têxtil Hering apurou lucro líquido de R$ 114,554 milhões no ano passado, tr&ec...

Veja mais
Governo amplia sobretaxa a importação de calçado chinês

O governo ampliou ontem a sobretaxa aplicada sobre a importação de calçados chineses para evitar a ...

Veja mais
Carrefour vai eliminar sacolas plásticas

Produto será banido em até quatro anos de todas as lojas do grupo -que inclui as marcas Carrefour, Atacad&...

Veja mais
Atacadistas com vendas aquecidas

Resultados no 1º bimestre superaram expectativas e foram até 17% maiores que mesmo período de 2009. ...

Veja mais
Umbro é nova armada Nike para expansão de mercado

Novo uniforme da seleção inglesa inaugura estratégia de marketing mais agressiva para a marca Haro...

Veja mais