O Grupo Montana Grill está expandindo a atuação para além da picanha. A empresa acaba de comprar a rede Thathagurt, que vende frozen yogurt e tem uma loja em Campinas. Já estão fechados os contratos para cinco franquias: duas em Campinas, uma em Ribeirão Preto e três em São Paulo. "Nos aproximamos do fundador da empresa, Renato Higa, porque temos a mesma nutricionista. Queremos abrir 25 lojas da Thathagurt em 2010 e vamos colocar lounges e espaços para reunião para manter o cliente na loja, estilo Starbucks. Também vamos fazer sinergia com a rede Montana Grill Express no formato store in store", afirma Junior Cabrino, diretor e sócio do grupo. Além dele, a empresatem como sócios a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. A companhia trabalha com carne para mais de metro. Vende 6 mil toneladas por ano, sendo que 2 mil toneladas são só de picanha. A rede engloba quatro churrascarias Montana Grill (São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Campinas); 83 franquias do Montana Grill Express (90% delas operando em shoppings); o Montana Premium Beef (carnes de origem nacional, processadas, embaladas e distribuídas pelo frigorífico Marfrig para mais de 300 pontos de venda); o Montana Steaks (restaurante a la carte em Piracicaba); Montana Carnes & Cia (açougue premium em Campinas); Montana Grill Quilo (Guaratinguetá) e Montana Eventos . O faturamento do grupo foi de R$ 24 milhões (sem as franquias e incluindo as churrascarias, a casa de steak e a boutique de carnes).
Iogurte I. E não é só a estreia em sobremesas que vai ampliar o mix. Eles acabam de abrir uma loja piloto batizada de Montana Delivery, em Campinas, que vai vender comida brasileira a domicílio. "Queremos levar o parmegiana e a costelinha para a casa do cliente." Eles têm fôlego ainda para ampliar a linha com a marca Montana. Já lançaram uma cachaça e vão colocar no mercado azeite, carvão, sal grosso. O Montana Grill Express deve chegar a cem lojas este ano.
Iogurte II. A estratégia e os esforços também estão voltados para o Montana Steaks, "xodozinho" do grupo. O restaurante a la carte foi aberto há um ano em Piracicaba e tem como conceito ser "uma autêntica steak house, mas com toque gourmet". O projeto demorou três anos para ficar pronto e contou com a ajuda da chef Carole Crema. "Todos os detalhes - da mesa de teka ao cardápio - foram muito bem cuidados. Nosso objetivo é ir para São Paulo, assim que encontrarmos um bom imóvel". E, segundo Cabrino, a empresa está ainda negociando com uma rede americana de restaurantes para trazer par ao Brasil. "É no estilo Tex Mex."
Iogurte III. Eles só vão desacelerar na expansão da churrascaria Montana Grill, que deu origem ao grupo, em 1994. "Nós estamos mudando o lay out." E também não pretendem trilhar o caminho de outros restaurantes que levaram suas operações para o exterior. Segundo Cabrino, eles tiveram proposta para ir para Dubai e para abrir em Barcelona, com Ronaldinho Gaúcho. "Mas montar a churrascaria fora do Brasil é reinventar o negócio."
Veículo: Valor Econômico