Sony prepara nova tentativa de combate à Apple

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Ameaçada pelo crescente arsenal de aparelhos portáteis da Apple Inc., a Sony Corp. prepara uma nova linha de eletrônicos que cabem na palma da mão, inclusive um celular inteligente capaz de baixar e executar jogos do PlayStation, segundo pessoas a par da questão.


A gigante japonesa dos eletrônicos tem um projeto em andamento para desenvolver um aparelho portátil que rompa as distinções entre um netbook, um leitor de livros eletrônicos e o PlayStation Portable, o PSP. O aparelho é projetado para concorrer com produtos multifunção como o iPad, da Apple, disseram as pessoas.


O celular inteligente e o aparelho multifunção devem ser compatíveis com a plataforma de conteúdo online da Sony, que deve ser lançada este mês nos Estados Unidos como a resposta da empresa ao iTunes.


A meta é lançar os novos produtos em 2010, embora muitos detalhes, como preço e certas especificações, ainda não tenham sido finalizados, disseram as pessoas. Uma porta-voz da Sony não quis comentar.


A Sony tem tido problemas com os portáteis. Sua joint venture de celular, a Sony Ericsson, teve declínio de 41% nas vendas mundiais em 2009, e a Sony baixou as previsões de remessas do PSP.


A plataforma de conteúdo online, temporariamente chamada de Sony Online Service, vai oferecer muitos dos mesmos filmes, programas de TV e músicas já disponíveis no iTunes. Mas a empresa quer diferenciar seu serviço, permitindo que vários aparelhos desfrutem de seu catálogo de jogos, principalmente títulos mais antigos lançados para o console PlayStation original.


O novo celular inteligente e outros aparelhos portáteis são elementos cruciais do plano de reestruturação do diretor-presidente da Sony, Howard Stringer. A empresa progrediu nos cortes de custos e conseguiu aumentar a eficiência, mas ainda não desenvolveu um produto revolucionário que represente a ênfase de Stringer em aparelhos com acesso a uma rede online com filmes, jogos e músicas.


"Essa é a visão, mas ainda não está muito claro quais os passos específicos que a Sony vai tomar para alcançar isso, especialmente quando o iPad e outros aparelhos móveis repletos de recursos estão enchendo o mercado", disse Nobuo Kurahashi, um analista de eletrônicos da corretora japonesa Mizuho Investors Securities.


Os novos aparelhos da Sony são a resposta dela à Apple e sua ampla variedade de produtos que se conectam à plataforma iTunes. O iPod Touch e o iPhone estão roubando o mercado de videogames portáteis do PSP, ao mesmo tempo em que o "tablet" iPad deve complicar o mercado nascente de livros eletrônicos em que o Sony Reader já conseguiu vender 1 milhão de unidades.


A Sony está colaborando com a Sony Ericsson no novo telefone, disseram as pessoas. Embora a estrutura de capital da joint venture, da qual cada sócio tem 50%, continue a mesma, a Sony está assumindo um papel mais ativo no desenvolvimento de aparelhos para a joint venture devido à importância que os celulares inteligentes estão ganhando para a estratégia geral da empresa.


Mês passado, em Barcelona, no Mobile World Congress, evento mundial do setor de telefonia celular, Stringer disse que os celulares da Sony Ericsson serão compatíveis futuramente com o serviço de conteúdo online. Ele não especificou que conteúdo estará disponível para os usuários de celulares.


A Sony Ericsson, criada em 2001 pela Sony e a L.M Ericsson Telephone Co., da Suécia, tem ficado para trás das outras fabricantes no segmento de celulares inteligentes. Ela planeja lançar em abril o Xperia X10, seu primeiro celular inteligente equipado com o sistema operacional Android, do Google Inc.


A principal responsabilidade de criar o aparelho do futuro da Sony ficou com o diretor sênior Kunimasa Suzuki, promovido numa reestruturação da diretoria ocorrida um ano atrás. Ele comanda a divisão Vaio e o novo Centro de Redes Móveis. Ele também é subordinado ao diretor que cuida do PlayStation, Kazuo Hirai, tanto na divisão de videogames quanto na de Produtos & Serviços em Rede.


Os variados papéis de Suzuki na empresa representam uma mescla das divisões da Sony, o que o deixa no centro da velha ambição de Stringer de derrubar os "silos" que separam as várias operações da empresa.


A nova onda de aparelhos portáteis da Sony surge num momento em que o PSP, o aparelho que era anunciado pelos executivos da empresa como o "walkman do século 21", está em declínio. Embora mais de 55 milhões de unidades já tenham sido vendidas desde o lançamento, no fim de 2004, o PSP não fez juz à própria empolgação da Sony. A Nintendo Co. vendeu o dobro com seus portáteis DS no mesmo período.


Veículo: Brasil Econômico


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