Enéas Pestana é eleito diretor presidente do Grupo Pão de Açúcar

Leia em 1min 30s

O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição) elegeu hoje para diretor presidente Enéas César Pestana Neto, até então diretor vice-presidente executivo de Operações Sênior (COO - Chief Operational Officer). Tal posição será extinta, conforme a nova estrutura organizacional, que conta também com a nomeação de José Antônio Filippo para o cargo de diretor executivo financeiro.

 
"Estou muito satisfeito e convicto de que completamos o trabalho de profissionalização do Grupo Pão de Açúcar", diz em nota o presidente do conselho, Abilio Diniz. Segundo ele, a nova estrutura representa a conclusão do trabalho iniciado em 2003 e que contou, há dois anos, com a contratação de Claudio Galeazzi como CEO, tendo a missão de preparar um presidente a partir do quadro interno.


Galeazzi continuará a participar da companhia com projetos conduzidos por sua assessoria, a Galeazzi & Associados, incluindo o processo de integração do Ponto Frio (Globex) e da Casas Bahia, entre outros.


Conforme o comunicado, Pestana terá sob sua gestão direta quatro vice-presidências, ocupadas atualmente por Claudia Elisa Soares, Hugo Bethlem, José Roberto Tambasco e Ramatis Rodrigues; mais a divisão do GPA Malls & Properties, liderada por Caio Mattar; e a diretoria financeira, com Filippo, que por sua vez chefia as áreas de contabilidade, controladoria, tributária, tesouraria, jurídica e relações com investidores.


Pestana, formado em ciências contábeis, entrou no Pão de Açúcar em 2003, tendo atuado anteriormente na GP Investimentos e Dasa (Diagnósticos da América S/A). Filippo, engenheiro civil pela UFRJ, tem pós-graduação em Finanças pelo IAG/PUC-RJ e especialização em gestão e liderança pelo Ibmec e Harvard Business School. Antes do Pão de Açúcar, passou por CPFL Energia, Gafisa, Reinolds Latasa e Ingersoll-Rand.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Com Pão de Açúcar, Casino vai explorar shoppings no Brasil

Varejo: Grupo francês já é dono de 100 centros comerciais, com lojas como C&A, Zara e SephoraNao...

Veja mais
Illycafè faz do Brasil centro de vendas para a América do Sul

Há quase duas décadas importando, processando e incluindo o café brasileiro em seu blend mundial, a...

Veja mais
Sony prepara nova tentativa de combate à Apple

Ameaçada pelo crescente arsenal de aparelhos portáteis da Apple Inc., a Sony Corp. prepara uma nova linha ...

Veja mais
Picanha com iogurte

O Grupo Montana Grill está expandindo a atuação para além da picanha. A empresa acaba de com...

Veja mais
Hering acelera plano de expansão e planeja abrir 129 lojas em três anos

A Cia. Hering vai acelerar o plano de expansão de lojas. A companhia de varejo têxtil pretende chegar ao fi...

Veja mais
Cartão híbrido é atalho para oferta de outros serviços financeiros

Com uma base de 11 milhões de cartões "private label", o Carrefour passou a agregar a bandeira Visa ao seu...

Veja mais
Lojas aderem ao cartão de bandeira

Meios de pagamento: Modelo híbrido gera receita ao varejista quando usado na concorrência Os varejistas se...

Veja mais
Para fugir da baixa, produtor de algodão deve fixar preços

O processo de recuperação da cotonicultura brasileira atinge o nível de euforia. Segundo Miguel Bie...

Veja mais
Produção de grãos e carne crescerá 37% em 10 anos, diz ministério

Soja, carne de frango, açúcar, etanol, algodão, óleo de soja e celulose serão os prod...

Veja mais