Grupo DMA reduz prazo de contratação de colaboradores

Leia em 3min 20s

Tecnologia implantada na empresa diminuiu o tempo desse processo, passando de 54 dias para a metade; meta é chegar a 4 dias

 

  O Grupo mineiro DMA concluiu a digitalização de sua área de Recursos Humanos e com a implementação da solução SAP SuccessFactors para dar suporte aos processos de RH que o grupo necessita, especialmente a gestão do onboarding de novos colaboradores. Com foco no crescimento de suas operações em 20%, o tempo de contratação de mão de obra, que era de 54 dias, já reduziu pela metade e a meta é chegar a 4 dias.

  Com mais de 150 lojas próprias e cerca de 18 mil funcionários, o Grupo DMA está inaugurando novas unidades e expandindo rapidamente. “Temos previsão de abrir 27 novas lojas e aumentar o quadro geral em 4 mil funcionários. Com essa previsão de crescimento bem clara, precisávamos de um RH que suportasse essa expansão e atendesse a todas as nossas necessidades, com flexibilidade para agir rápido nos processos de contratação”, comenta Marco Tulio Cabral, diretor de TI do Grupo DMA.

  Cliente do SAP ECC, a rede varejista tinha como objetivo um projeto que consolidasse os sistemas de gestão de forma integrada com as soluções SAP, mas sobretudo que fosse economicamente viável e que trouxesse velocidade e agilidade nos processos, de forma que a tecnologia não representasse um limitador para os objetivos de crescimento da companhia, mas sim um viabilizador.

  O SAP SuccessFactors é um conjunto de soluções de softwares para recursos humanos flexíveis e baseados na nuvem, que ajudam a padronizar, integrar e automatizar os processos de gestão de pessoas. Os gestores passam a ter visibilidade total da força de trabalho, com diversas facilidades, além de novos insights e painéis para apoiar a tomada de decisões. Já os funcionários podem consultar informações relevantes para seu dia a dia como benefícios, controle de ponto, folha de pagamento entre outros, além de usar o autosserviço para a solicitação de férias, pedidos de aprovações e acessar a plataforma de treinamentos, de forma simples e intuitiva, por meio de sua estação de trabalho ou dispositivos móveis.

  “Com a grande demanda por mão de obra especializada para as lojas, o Grupo DMA revisou seus modelos de RH, descentralizou as etapas de recrutamento e simplificou inúmeras atividades por meio do uso de robôs e de inteligência artificial. Os processos estão agora desburocratizados e mais seguros”, destaca Juliana Coimbra, vice-presidente de Customer Engagement da SAP Brasil, responsável pelas soluções de negócios que incluem SAP SuccessFactors.

  O Grupo DMA estabeleceu um polo de contratações no centro de Belo Horizonte e realiza feirões em locais estratégicos de regiões metropolitanas, além das regionais fora da capital de MG e nos demais estados que possuem lojas. Com as vagas lançadas por localidade, o candidato se dirige à loja mais próxima. A documentação é transformada em dados por meio de imagens, eliminando o trabalho de inserção manual das informações e, consequentemente, mitigando problemas de digitação ou erros humanos. O candidato inicia o atendimento de medicina do trabalho e, em 3 ou 4 horas, já recebe um uniforme provisório. A abertura de conta bancária e o treinamento inicial acontecem de forma remota, assim como os demais cursos e-learning, que poderão ser realizados em casa ou em terminal na própria loja disponível para este fim.

  “Antes, a média de tempo para preenchermos uma vaga era de 54 dias. Esse período já caiu pela metade. E nossa meta é chegar a 4 dias. Vamos saltar de 15 mil para 25 mil funcionários nos próximos anos. Estamos com cerca de 2 mil vagas abertas e só 10% delas com candidatos. Um grande problema para nós é a falta de mão de obra. Com o SAP SuccessFactors, tecnicamente não temos nenhuma limitação”, destaca Marco Tulio. “Estamos muito satisfeitos com a ferramenta, mesmo ainda em adaptação para alguns módulos”, completa.

 

 

Fonte:Redação SuperHiper.


Veja também

COOP arrecada 1,3 tonelada de alimentos em Ações Sociais nas suas lojas

Iniciativa faz parte do programa Coop Faz Bem Pra Comunidade     Colaborar com as comunidades onde possui un...

Veja mais
Supermercadistas dão dicas para o Dia dos Namorados

Em vídeos criativos e bem-humorados, varejistas promovem nas redes sociais, uma das datas mais importantes para o...

Veja mais
Francal abre credenciamento para a 18ª Bio Brazil Fair e Naturaltech

Alimentos saudáveis se destacam e elevam faturamento das lojas. Conheça!   O setor supermercadista ...

Veja mais
Rede Verdemar realiza Dia Livre de Impostos

Ação de vendas reúne produtos com descontos de até 50%, em itens nacionais, importados e pro...

Veja mais
Pague Menos participa de ações voltadas à geração de empregos

Para participar é necessário levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de endereço e escol...

Veja mais
Britânica Asda prepara upgrade de 170 lojas

Investimentos chegarão a R$ 335 milhões, incluindo melhorias em 50 de seus maiores pontos de venda  ...

Veja mais
Setor de beleza e cuidados pessoais deve crescer 7% ao ano até 2027 no Brasil, segundo estudo

Mercado brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é o quarto maior do mundo e movimenta cerca...

Veja mais
NielsenIQ lança no Brasil a primeira edição de competição internacional voltada às PMEs de produtos de giro rápido

  A NielsenIQ realizará entre junho e agosto a competição NIQ Founders Pitch Slam Brasil, volt...

Veja mais
EUA: supermercados adotam novas táticas para inibir furtos

Da verificação das notas fiscais à limitação do tamanho das bolsas carregadas pelos c...

Veja mais