Cliente Carrefour já pode ir às compras pela internet

Leia em 5min 40s

A rede Carrefour anunciou investimentos de R$ 50 milhões em um site de comércio eletrônico que reunirá na web oito categorias de produtos vendidos nas lojas físicas do grupo no Brasil

 

Por Publicação JC

 

A rede Carrefour anunciou investimentos de R$ 50 milhões em um site de comércio eletrônico que reunirá na web oito categorias de produtos vendidos nas lojas físicas do grupo no Brasil.

 

De acordo com a multinacional francesa, a loja online www.carrefour.com.br, que está no ar desde o início do mês, contará com 15 mil itens vendidos no varejo, entre eles eletrônicos, produtos de informática, eletrodomésticos, cosméticos, produtos de telefonia e itens de cama, mesa e banho.

 

Além dos formatos já existentes e consolidados de lojas – hiper, super, atacado – e serviços – cartões, seguros, drogarias, turismo – a nova unidade de negócio é um canal de vendas pela internet, e a partir daí será iniciado um processo de maior integração entre todos eles.

 

Na prática, num mesmo espaço na internet, os canais estarão reunidos por meio de links, e o consumidor conseguirá visualizar e acessar desde ofertas de serviços, passando por todas as bandeiras do Grupo, até meios para interagir com a empresa.

 

O diretor-superintendente do Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo, afirma que o lançamento é um momento histórico para a empresa. “Apostamos no Brasil, e essa nova plataforma contribuirá para nosso crescimento orgânico e consolidação de nossas operações” diz Pueyo. “A nossa meta é criar sinergias entre os diferentes canais por meio do e-commerce, construindo uma relação mais estreita com os nossos clientes, e permitindo a ampliação na oferta de soluções e serviços”, assinala o presidente, acrescentando que por meio do novo canal, o Grupo estará presente em todo o território nacional: “Queremos oferecer a melhor experiência de compra online para nossos consumidores”.

 

E-commerce: um novo conceito

 

O Carrefour traz para a internet “um conceito diferenciado de vendas online, com soluções para a casa, estruturado em três grandes pilares: categorias de produtos, serviços e informações/conteúdo. Tudo dentro de um processo de maior interação com o consumidor, para apoiar todo o processo de compra” afirma Rodrigo Lacerda, diretor-executivo de marketing e responsável pelo projeto.
Pelo novo serviço, os clientes terão acesso pela internet a um mix de produtos adequados às suas necessidades, a informações abrangentes para facilitar a escolha, e a uma variada gama de serviços complementares, disponíveis já no momento da compra.

 

Nove categorias

 

O portal de vendas online oferecerá, inicialmente, nove categorias de produtos para compra: eletrônicos, informática, eletrodomésticos, telefonia, eletroportáteis, beleza e saúde, cine e foto, utilidades domésticas e cama, mesa e banho, com um total de mais de 15 mil itens. Até o final do ano de 2010, a expectativa é que estejam disponíveis mais de 80 mil itens para o consumidor.

 

“Nosso objetivo é dar suporte completo e eficiente ao nosso cliente, que estará adquirindo mais do que produtos, e sim uma solução ampla para a sua casa” destaca o diretor de e-commerce do Carrefour, Jonas Ferreira. Além disso, o consumidor poderá optar ainda pela garantia estendida dos produtos.

 

Ele explica que o conceito de solução já começa no momento em que o cliente realiza uma pesquisa no site: “Ele vai encontrar uma série de informações por meio do Guia de Compras e Soluções, que traz um comparativo entre os produtos de uma mesma categoria”, além de “orientações e informações que facilitam a vida do cliente no seu dia-a-dia, como dicas de decoração e melhor forma de uso do produto e até como atuar de forma sustentável,” explica Ferreira. Esse conteúdo incluirá vídeos e textos exclusivos produzidos para esse canal, que permitirão ao cliente definir com segurança o que é mais adequado ao seu interesse.

 

Os vídeos desenvolvidos pela rede trarão dois apresentadores que darão dicas específicas para a compra dos produtos em cada categoria. Além disso, textos produzidos por especialistas e consultores trarão informações de novidades e tendências dos itens relacionados.

 

Nessa mesma linha, o Carrefour online também oferecerá ao cliente serviços complementares e permanentes em sua residência, que vão desde a instalação técnica de eletroeletrônicos até o help desk para aparelhos de informática.

 

Barra personalizada armazena histórico de navegação do cliente pelo site

 

Entre as facilidades do site de vendas, a navegação intuitiva também é um dos destaques, com agrupamento de produtos por “uso”, como por exemplo, “acessórios para cozinhar” ou “acessórios para churrasco”, o que permite uma visualização mais rápida e refinada dos produtos pesquisados.

 

Outra novidade é a barra personalizada, que mostra um histórico da navegação para o consumidor, com maior grau de segurança. Durante essa navegação, a barra muda de cor ao entrar em áreas protegidas – a cor verde mostra que o consumidor poderá informar seus dados pessoais sem riscos.

 

O portal de vendas também permite maior interação com o cliente. Na página, será possível acessar o Blog da Cuca, portal de que permite a troca de informações entre consumidores Carrefour. A rede ainda trará ferramentas 2.0 e ações em redes sociais ao longo de 2010.

 

A equipe da rede no Brasil desenvolveu parcerias com empresas especializadas em e-commerce, além de ter desenvolvido em conjunto com o Centro Mundial de Competência Web do Grupo Carrefour um modelo diferenciado para ser replicado em outros países em que a rede opera.

 

Facilidades na compra

 

Para o primeiro mês de funcionamento, a rede preparou uma oferta especial para os clientes, que poderão parcelar suas compras em até 24 vezes sem juros no cartão Carrefour, além de encontrar diversos produtos com frete grátis.




O site aceita como formas de pagamento todos os cartões de crédito em até 12 vezes sem juros, cartão Carrefour, além de débito online e descontos à vista em boletos bancários.

 

Nova marca

 

A entrada do Carrefour no comércio eletrônico coincide com o lançamento do novo posicionamento da marca. A partir de pesquisas de mercado, foram definidas três linhas de atuação: resgatar o prazer de compra do consumidor; mudar o target de comunicação da marca, voltando-se para o consumidor moderno – como a mulher que está no mercado de trabalho ou o homem que se dedica muito mais às tarefas do dia-a-dia da casa - e o fortalecimento da atuação do Grupo, com seus diversos formatos e canais.

 

Veículo: Jornal do COmmercio - Manaus


Veja também

Brasil divulga lista

Um grupo de 102 produtos terá a alíquota de importação elevada em 30 dias se não houv...

Veja mais
Qualidade do trigo na mira do governo

Depois de subsidiar, pela segunda safra consecutiva, cerca de 30% da produção nacional de trigo, o governo...

Veja mais
Ministros abrem fogo contra ameaça de alta do pãozinho

O governo brasileiro classificou de "terrorismo" e "especulação" as ameaças da Associaç&atil...

Veja mais
Unilever estuda aquisições na Rússia

A Unilever, segunda maior fabricante mundial de bens de consumo, planeja expandir-se na Rússia e em outras ex-rep...

Veja mais
Polêmicas, novas regras da Anvisa não vigoram

Duas medidas impostas em fevereiro pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ...

Veja mais
Marisol e Babysol

A Marisol, uma das maiores indústrias de vestuário infantil, que também atua com franquias neste se...

Veja mais
Alimentos pressionam custo de vida em SP

O Índice de Custo de Vida (ICV) na capital paulista avançou 0,59% em fevereiro, influenciado pelo aumento ...

Veja mais
Copa anima Ponto Frio e Extra

Ponto Frio e Extra acreditam que a venda de televisores crescerá 110% em relação ao primeiro semest...

Veja mais
Mais celulares no Pão de Açúcar

As vendas de aparelhos celulares do varejo indicam que os produtos ainda têm forte demanda. No Grupo Pão de...

Veja mais