Palmitos estão entre os reprovados

Leia em 3min 10s

Alimentos industrializados estão na mira da Vigilância Sanitária do Estado. Os produtos que despertaram a atenção da saúde pública são palmitos em conserva, doces em massa servidos principalmente em festas juninas (como batata-doce roxa e doce de abóbora), farinha de trigo e molhos de tomate. Entre os problemas, estão a rotulagem dos produtos e a falta ou excesso de substâncias na composição.

 

Um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, concluído na semana passada, reprovou 59,95% de 422 amostras de alimentos industrializados colhidos entre os anos de 2005 e 2006. Os produtos, que foram submetidos a análises do Instituto Adolfo Lutz e dos técnicos de vigilância sanitária, foram colhidos em supermercados, padarias, mercados, churrascarias, pastelarias e pizzarias.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, o principal problema foi em relação à rotulagem dos alimentos. Já no caso do palmito e dos doces em massa, as irregularidades são mais sérias e mais freqüentes, podendo colocar em risco a saúde do consumidor. Com relação à farinha, o teor de fortificantes abaixo do recomendado gerou boa parte das reprovações.

 

PALMITOS

 

Das 112 amostras de palmito em conserva coletadas, 65% foram consideradas insatisfatórias. Em 25 delas, o produto tinha características sensoriais alteradas, como manchas, textura não-uniforme e unidades duras e excessivamente fibrosas, evidenciando falhas no controle de qualidade do produto. Outras três amostras apresentaram pH acima do limite máximo, segundo o órgão, o que é considerado problema grave e revela falta de controle noprocesso de acidificação, tornando a conserva do palmito um meio propício para o desenvolvimento da toxina que causa botulismo.

 

Sete dos produtos ainda tinham pontos de ferrugem ou sujeira na embalagem. Em 31 amostras, o rótulonão informava sobre presença ou ausência de glúten e, em 11, não havia o número de registro obrigatório no Ministério da Saúde, o que pode indicar que o palmito é clandestino.

 

FARINHA DE TRIGO

 

Outro produto que chamou a atenção dos técnicos foi a farinha de trigo, que apresentou problemas em 50% das 60 amostras, 30 das quais continham ácido fólico abaixo do teor mínimo estabelecido, segundo a Secretaria de Saúde.

 

Treze dos produtos também tinham pouca quantidade de ferro, contrariando resolução federal que obriga a fortificação desse tipo de produto. Outras quatro não apresentavam o endereço do fabricante, produtor ou titular da marca, dentre outras irregularidades.

 

Entre os doces em massa juninos, 87% das 52 amostras foramconsideradas insatisfatórias. O principal problema foi a presença de corante artificial não permitido nessa classe de alimento, encontrado em 24 dos produtos analisados.

 

A irregularidade, que visa realçar a cor original do vegetal que se pretende imitar, na avaliação da vigilância sanitária, pode causar reações alérgicas nos consumidores, dentre outros problemas. Outras 17 amostras não informavam sobre presença ou ausência de glúten e uma não tinha data de validade do produto.

 

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, todos os resultados insatisfatórios geraram ações sanitárias, com medidas de orientação ou punição aos fabricantes e aos estabelecimentos que comercializam esses produtos, dependendo de cada caso. Alguns lotes de palmito em conserva foram inutilizados pelo Centro de Vigilância Sanitária .

 

Para a diretora da Vigilância Sanitária estadual, Maria Cristina Megid, os consumidores não devem ficar alarmados pois, com exceção do palmito e dos doces em massa, boa parte dos problemas encontrados nos produtosrepresenta baixo ou nenhum risco à saúde. "Esse monitoramento é fundamental para identificarmos os alimentos que devem ter lotes retirados do mercado''.

 

Veículo: A Tribuna de Santos


Veja também

Concorrente

A RealCenter, com cinco unidades no Paraná e no Rio Grande do Sul, abre, em Joinville, no dia 29, a primeira unid...

Veja mais
Entidades estudam restrições à propaganda de alimentos

A exemplo do cigarro e do álcool, a alimentação infantil está prestes a se tornar alvo de re...

Veja mais
Pnad: Fogão, geladeira e televisão prevalecem nos lares brasileiros

Itens são os bens mais presentes nos domicílios analisados pelo IBGE. Bens como fogão, geladeir...

Veja mais
Hestia cria grife própria de louças

A construtora Hestia criou a sua própria grife de louças, para ser usada em seus empreendimentos. O kit in...

Veja mais
Estudo reprova palmitos, doces e farinha de trigo

Um estudo da Secretaria de Estado da Saúde reprovou 59,95% das 422 amostras de alimentos industrializados colhido...

Veja mais
Estudo reprova palmitos, doces e farinha de trigo

Um estudo da Secretaria de Estado da Saúde reprovou 59,95% das 422 amostras de alimentos industrializados colhido...

Veja mais
Estudo reprova palmitos, doces e farinha de trigo

Um estudo da Secretaria de Estado da Saúde reprovou 59,95% das 422 amostras de alimentos industrializados colhido...

Veja mais
Ferver o leite não garante qualidade

Se o produto contiver esporos da bactéria Bacillus cereus, contaminação persiste, mesmo após...

Veja mais
Magazine Luiza estréia com guerra de preços

Rede chega a São Paulo e provoca forte disputa com os concorrentes pelo consumidor paulistano  A estr&eacut...

Veja mais