Copa deve puxar vendas pela internet no 1º semestre

Leia em 1min 40s

Previsão de vendas brutas na internet é de R$ 13,6 bilhões este ano.

 

A Copa do Mundo na África do Sul, em junho, deverá puxar as vendas de eletroeletrônicos, sobretudo de televisores de tela plana de LCD e plasma, e de artigos esportivos na internet no primeiro semestre deste ano. A avaliação é do diretor-geral da empresa de monitoramento de comércio eletrônico, e-bit, Pedro Guasti, que estima vendas brutas na internet de R$ 13,6 bilhões este ano, o que representaria um avanço de 30% sobre 2009.

 

"A categoria de eletrônicos vai ganhar maior representatividade nas vendas do comércio eletrônico, avançando em participação sobre os eletrodomésticos, que tiveram no ano passado o incentivo da redução do IPI para linha branca", afirmou. Segundo ele, as vendas no primeiro semestre devem atingir 45% do total do ano, enquanto na média de anos sem Copa do Mundo fica na faixa de 40%. Ele prevê que a comercialização de televisores será puxada pela queda nos preços dos aparelhos.

 

Guasti destacou que o setor de comércio eletrônico, que passou a contar recentemente com a participação de lojas virtuais de todas as principais redes de varejo instaladas no País, apresenta um momento de consolidação do ritmo de crescimento das vendas, na faixa dos 30%. "Crescimentos, como o que tivemos em 2006, com alta de 76%, não deveremos mais registrar." Segundo ele, as novas empresas atraem novos e-consumidores, mas o que puxa o crescimento é o avanço da banda larga e dos meios eletrônicos de pagamentos.

 

A expectativa da e-bit é de que ocorra um incremento de 35% no número de pessoas que compram por meio da internet este ano sobre 2009, atingindo 23 milhões de consumidores. Guasti salientou ainda que "há um enorme espaço a ser preenchido" pela entrada de consumidores das classes C e D. A relação entre o número de adeptos das compras pela internet e de internautas brasileiros deverá encerrar o ano em 35%, ante os 26% observados em 2009.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP

 


Veja também

Entrada de grandes redes faz vendas pela internet dispararem em 2009

Enquanto o comércio tradicional amargou queda nas vendas no ano passado por conta da crise econômica, as ve...

Veja mais
Coreanos terão fábrica em Araquari

Investimento de R$ 176 milhões em fábrica de fios de elastano corresponde a 64% do PIB da cidadeOs fios de...

Veja mais
Brasil Foods no Cade

Nos próximos 30 dias, o Ministério da Fazenda deverá enviar seu parecer sobre a fusão da Sad...

Veja mais
Ipem fiscaliza produtos mais consumidos na Páscoa

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem) de São Paulo recolheu ontem mais de 100 lotes de produtos como ov...

Veja mais
Feira de Orgânicos nos EUA rende contratos de US$ 1,8 milhão para empresas brasileiras

Três empresas brasileiras de produtos orgânicos fecharam US$ 1,8 milhão em negócios de exporta...

Veja mais
Na lata

O Mato Grosso do Sul vai ganhar sua primeira fábrica de leite em pó. O empreendimento será constru&...

Veja mais
Com Parmalat, GP cria nova gigante do leite

Fundo de private equity vai integrar empresa com Leitbom, adquirida em 2008   A aquisição dos ativo...

Veja mais
Supermercado aposta no marketing "verde"

O consumo de sacolas plásticas tradicionais anualmente chega a 12 bilhões de unidades no Brasil, sendo que...

Veja mais
Supermercado é o canal para o PanAmericano

xAs condições favoráveis da economia brasileira animaram o banco PanAmericano, do Grupo Silvio Sant...

Veja mais