O Carrefour nomeou o ex-vice-presidente da varejista rival Walmart Vicente Trius como presidente de sua divisão que cobre sete países da Europa. O espanhol de 52 anos, CEO da Walmart para a América Latina até novembro, vai supervisionar as operações na Bélgica, Espanha, Itália, Polônia, Grécia, Chipre e Romênia.
"Vicente Trius proporcionará ao Carrefour seu vasto conhecimento sobre varejo e clientes nos mercados emergentes e nos mercados já maduros", disse o Carrefour, em nota. "Suas habilidades administrativas e visão estratégica permitirão ao Carrefour prosseguir com sua expansão nesse importante mercado europeu."
Trius toma posse em 3 de maio. Ele implementou o Walmart no Brasil e ficou à frente da operação no país por 11 anos. No início de 2008, assumiu a então criada chefia da região da Ásia, que abrange Japão, Índia e China. Foi substituído no comando da subsidiária brasileira pelo cubano Héctor Núñez. Em sua gestão, Trius destacou-se nas aquisições do Bompreço e do Sonae. Em julho de 2009, Trius foi transferido para Miami, para comandar as operações na América Latina do Walmart.
Em 2009 jornais franceses informaram que a direção do Carrefour estudava vender operações no Brasil e na China. Walmart chegou a ser mencionado como comprador. Mas o presidente mundial do Carrefour, Lars Olfosson, declarou que a companhia considera o Brasil um mercado prioritário
Veículo: Valor Econômico