A Puket, grife de meias e lingeries conhecida por suas estampas divertidas, se prepara para ultrapassar a marca de 100 lojas neste ano. A meta da empresa, que tem 83 unidades em operação, é abrir 20 novos pontos em diversas regiões do país. Por conta da expansão, o faturamento da rede de franquias deve sair dos R$ 60,5 milhões registrados no ano passado e chegar a R$ 90 milhões em 2010.
Paralelamente às franquias, a Puket tem ainda como negócio a venda de seus produtos para aproximadamente 8 mil lojas multimarcas. Todos os itens são produzidos em duas fábricas próprias, localizadas em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As vendas dos produtos nas multimarcas e os royalties das franquias geraram no ano passado um faturamento de R$ 59 milhões para a IMB Têxtil, empresa dona da marca Puket. "Mesmo nossos produtos sendo muito copiados no mercado, continuamos crescendo forte. Neste ano, a nossa expectativa é crescer 15% e atingir uma receita de R$ 67,8 milhões", afirmou o diretor e sócio da IMB Têxtil, Claudio Bobrow, que divide a sociedade da empresa com seu irmão Alberto.
Nas vendas para multimarcas, 80% do faturamento vem das meias e os outros 20% são provenientes da comercialização de lingeries. Nas lojas franqueadas, onde há uma variedade maior de itens, a representativa das meias é de 50% e o restante é distribuído entre pijamas, lingeries, sapatilhas, maiôs e acessórios. A Puket produz um total de 16 milhões de pares de meias e 1 milhão de peças de lingeries e pijamas por ano.
A empresa está fazendo este ano seu maior investimento em marketing. "Estamos investindo R$ 4 milhões em uma nova campanha publicitária. Normalmente, nosso investimento em marketing é de aproximadamente R$ 2,5 milhões", disse Bobrow.
A nova campanha publicitária, desenvolvida pela agência Casa Darwin, vai focar a irreverência dos produtos da Puket. "Nossas lojas e produtos transmitem alegria, diversão. Mas, nossas campanhas na mídia até hoje não conseguiam passar essa mensagem. Fizemos um extenso trabalho de pesquisa de opinião com consumidores e consultores. Acredito que agora conseguimos atingir essa meta", explicou o executivo.
Questionado se a Puket tem planos de entrar no segmento de roupas, uma vez que seus pijamas são muitas vezes usados como peças de vestuário no dia a dia, Bobrow afirmou que não pretende seguir esse caminho. Hoje, o principal público da Puket tem idade entre 8 e 28 anos e gasta em média R$ 70 por compra.
Veículo: Valor Econômico