Páscoa: só compre peixe embalado

Leia em 3min 10s

Pescado congelado é o produto campeão de irregularidades nas blitze do Ipem-SP

 

A Páscoa é a grande data para quem vende e para quem compra peixes e frutos do mar, mas também é motivo de preocupação para as autoridades e para o consumidor. O pescado congelado é de longe o produto com maior número de irregularidades encontradas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP). Em 2009, o índice de reprovação do pescado foi de 30%.

 

No dia 3 de março último, os fiscais do órgão percorreram estabelecimentos na capital e reprovaram 36,36% dos lotes de pescado congelado. Em operação semelhante no interior do estado, nessa semana, foram reprovados 16 dos 24 lotes (66,67%).

 

Para evitar problemas e comprar sem sustos nesta Páscoa, é bom lembrar que a prática de vender peixes e frutos do mar congelados a granel (em porções soltas e não embaladas) está proibida no Brasil. Esses produtos só podem ser oferecidos embalados e pré-medidos - com rótulo que indique a quantidade líquida (somente o pescado) e bruta (incluindo o gelo).

 

“Nas compras, sempre deixar os congelados por último e, se puder, leve uma bolsa térmica para o produto não descongelar”, recomenda Fernanda Ribeiro, bióloga e técnica da área de a alimentos da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

 

Na hora de escolher o peixe, confira as determinações de rotulagem: origem, nome ou razão social do estabelecimento, conservação do produto, lote, data de fabricação, validade e carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a garantia obrigatória da carne.

 

Fernanda recomenda também que o consumidor tenha certeza de que o produto está congelado. “Se houver alguma pedra de gelo solta na embalagem, não compre. Isso é sinal de que o pescado já foi descongelado e congelado novamente”, diz.

 

Além disso, ela recomenda ficar atento ao excesso de água e gelo no peixe. “Existem casos em que quase 20% do peso do peixe é, na verdade, água. Isso faz com que o consumidor sofra um prejuízo grande”, completa.

 

Segundo Vilma Raimondi, chefe do núcleo de fiscalização externa do Ipem-SP, como o consumidor não tem condições de avaliar a quantidade de gelo no pescado congelado, a opção que resta é acessar o site do órgão (www.ipem.sp.gov.br), onde estão listadas as marcas que apresentam irregularidades. “Suspeitando de alguma irregularidade, recomendamos denunciar para a nossa ouvidoria (0800-0130522)”, diz Vilma.

 

Pescado Fresco

 

Outra boa opção para levar mais carne (e menos água) pode ser comprar peixe fresco. Porém, nesse caso o ideal é que o produto seja preparado e consumido no mesmo dia. Além disso, também devem ser tomados alguns cuidados na hora da escolha. “O peixe fresco é melhor opção, pois não tem conservantes. Mas a carne deve estar bem firme, quando apertada”, diz Fernanda.

 

As escamas também devem ser firmes e as guelras avermelhadas. “Por fim, o peixe não pode cheirar amônia (ou estragado) e os seus olhos devem brilhar. Não podem ser aquele olho fosco de peixe morto”, completa Fernanda.

 

TOME CUIDADO

 

A embalagem deve conter nome e endereço do fabricante, modo de conservação,  origem do produto, prazo de validade e registro no Ministério da Agricultura e Serviço de Inspeção Federal (SIF)

 

Não consuma produto com indícios de descongelamento e fique atento à quantidade de gelo. A temperatura em torno de -18º C

 

Escolha o estabelecimento com cuidado e atente para a limpeza do ambiente, evitando açougues com cheiro forte de carne. Não esqueça de avaliar as condições de higiene dos funcionários

 

Veículo: Jornal da Tarde

 


Veja também

Venda doméstica de papéis sobe 12,7% em fevereiro deste ano sobre 2009, diz Bracelpa

O consumo aparente de papéis cresceu 17,2% na comparação entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 200...

Veja mais
Na terra dos gigantes

A gigante americana Walmart vai chegar neste ano a uma das cidades mais famosas do Brasil. O grupo planeja abrir no segu...

Veja mais
Electrolux leva emergentes à era do “frost-free”

Fabricante de eletrodomésticos muda estratégia para atender a novas exigências do consumidor com ren...

Veja mais
Tecnologia de ponta

A Faber-Castell acaba de lançar o EcoLápis 1205 Max, que utiliza a nanotecnologia como aliada e garante a ...

Veja mais
Mesmo após despencar, preço do açúcar é favorável ao Brasil

Aumento na previsão de safra indiana derrubou as cotações da commodity, mas elas continuam bem acim...

Veja mais
Café de Minas nas xícaras dos colombianos

Produtor importa grão do Brasil.   A redução da safra de café na Colômbia est&a...

Veja mais
Embalagens plásticas: incremento no ano

Crescimento na área de produtos flexíveis será puxada pelo avanço no consumo das famí...

Veja mais
Faturamento da Unilog deve bater em R$ 82 mi

Empresa irá investir em frota.   A Unilog Universo Logística Ltda, transportadora de cargas com sed...

Veja mais
Vilma Alimentos investe R$ 5 mi em silo de trigo

Com novo projeto a ser construído, a indústria mineira aumentará a capacidade de estoque do gr&atil...

Veja mais