Faturamento da Unilog deve bater em R$ 82 mi

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Empresa irá investir em frota.

 

A Unilog Universo Logística Ltda, transportadora de cargas com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, prevê faturar R$ 82,5 milhões em 2010, valor 10% superior aos R$ 75 milhões verificados no exercício passado. Para alcançar o resultado, a empresa vai ampliar a frota de 238 caminhões para 270. O investimento será de R$ 300 mil por veículo, totalizando R$ 9,6 milhões. A origem dos recursos ainda não foi definida.

 

De acordo com o diretor comercial da Unilog, Evandro de Araújo Braga, a transportadora manteve índices de crescimento consideráveis na receita nos últimos três anos, que passou de R$ 46,7 milhões em 2007 para R$ 67,129 milhões em 2008 e chegou aos R$ 75 milhões em 2009. Nesse período, a expansão ficou acima de 60%.

 

Ainda conforme Braga, os bons resultados conquistados no exercício passado, mesmo em período de crise, estão atrelados à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, anunciado pelo governo em 17 de abril. Com a medida, o IPI caiu de 15% para 5%, o de fogões recuou de 5% para zero, enquando o de máquinas de lavar foi diminuído de 20% para 10%. A alíquota de IPI para tanquinhos, por sua vez, caiu de 10% para zero.

 

"Ampliamos a participação dos eletrodomésticos nos negócios da Unilog. Os produtos da linha branca foram responsáveis por aproximadamente 11% do faturamento da empresa em 2009", ressaltou. Além desse segmento, a transportadora também atende os setores alimentício, de higiene, limpeza, confecções e calçados e siderurgia. O último, conforme Braga, foi o mais impactado pela crise financeira.

 

Rede - A Unilog conta com 11 filiais para receber a frota distribuída entre São Paulo, Bahia (duas), Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Belém, Santa Catarina e Minas Gerais (duas). "Por trabalhar trechos longos, realizamos cerca de 1,2 mil viagens por mês".

 

A transportadora trabalha com grandes embarcadores, atuando no transporte e logística de produtos para todas as regiões do país. Atualmente, os serviços prestados pela empresa são: transferência de produtos entre unidades, transporte de produto acabado, entrega direta de produtos a clientes, abastecimento de fábricas, transporte de matéria-prima de fornecedores para a indústria ou transferência entre as plantas, armazenagem, paletização e entrega para os principais atacadistas de Uberlândia.

 

"Trabalhamos com as principais empresas do país como a Nestlé, Lojas Marisa, Whirpool, Souza Cruz e Unilever, entre outras". A empresa conta, hoje, com 72 clientes e 300 funcionários. "Para cada 12 novos veículos adquiridos, é necessária a admissão de 13 motoristas."

 

Setcemg-MG - De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg-MG), Ulisses Martins Cruz, neste ano a expectativa é de que haja uma expansão de 10% na receita do setor em relação a 2009. Conforme ele, a retomada da economia brasileira será fator determinante para o crescimento em 2010.

 

Segundo Cruz, Minas Gerais está em segundo lugar em volume de transporte de cargas no país, perdendo somente para São Paulo. Se alcançada a meta, o Estado somará receita de R$ 20 bilhões no acumulado de 2010.

 

Ele lembrou, porém, que em 2009 o resultado ficou muito abaixo do esperado em função da crise que afetou a economia brasileira. Conforme o dirigente, no exercício passado, o segmento em Minas Gerais sofreu retração de 12% no faturamento ante o resultado de 2008.

 

"O cenário agora é outro. As indústrias e os setores mais afetados durante o desaquecimento econômico, entre eles mineração e siderurgia, retomaram as atividades e já estão reativando os contratos que foram suspensos após a eclosão da crise. Portanto, as perspectivas são as melhores", observou.

 

Modal - Apesar de o setor rodoviário ainda ser o principal destaque em 2010, com participação de 60% do total transportado no país, as expectativas para os mercados ferroviário e hidroviário também são otimistas. A premissa é de que, em um país das dimensões do Brasil, essas modalidades se mostram mais eficientes e com menores custos no transporte de média e longa distâncias.

 

Com o aumento das exportações, empresas multimodais, que oferecem serviços em diversos tipos de transporte, acabam se destacando no setor.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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