Como quebrar uma empresa

Leia em 1min 40s

Os livros de negócios são pródigos em exemplos de empresas vencedoras e receitas de sucesso. O americano Donald Keough, expresidente mundial da Coca-Cola entre 1981 e 1993 e conselheiro da Berkshire Hathaway (holding dos investimentos de Warren Buffett), decidiu que era hora de falar do oposto - a derrota. No livro 10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios, recém-lançado no Brasil pela Editora Sextante, ele mostra o que fazer para ir para o buraco.

 

1. Pare de correr riscos
Sobretudo em períodos de incerteza. É o oposto do que fez a Coca-Cola na Grande Depressão. A companhia investiu pesado em marketing e criou um ícone que aumentou suas vendas (e a de milhares de empresas até hoje) - o Papai Noel gorducho.

 

2. Seja inflexível
Nunca procure outro jeito de fazer as coisas. Na década de 50, por exemplo, a Coca-Cola perdeu mercado para a Pepsi ao insistir apenas na garrafinha de vidro de 185 mililitros.

 

3. Isole-se
Não é difícil criar sua bolha executiva. Consiga uma sala grande e afastada, depois feche a porta.

 

4. Acredite que é infalível
Jamais admita um erro. Os clientes costumam ser encrenqueiros. Você sempre poderá responsabilizá-los por algo que não deu certo.

 

5. Jogue próximo à linha do pênalti
Em vez de se perguntar "isso é certo?", pergunte "será que dá para fazer isso sem ser apanhado?"

 

6. Não pare para pensar
Evite observar os erros e não os analise. Assim, continuará cometendo a mesma falha no futuro.

 

7. Confie cegamente nos especialistas
O que não falta são vigaristas gentis e agradáveis dispostos a lhe vender seus serviços.

 

8. Ame a burocracia
Assegure-se de que as regras e as rotinas sufoquem a criatividade de seus funcionários.

 

9. Envie mensagens confusas
Mantenha uma comunicação de duplo sentido com seu pessoal, fornecedores e clientes.

 

10. Tenha medo do futuro
Mesmo que não existam temores reais no horizonte, crie-os. Coisas ruins acontecem o tempo todo, em todo lugar.

 

Veículo: Revista Exame

 


Veja também

Vilma Alimentos investe R$ 5 mi em silo de trigo

Com novo projeto a ser construído, a indústria mineira aumentará a capacidade de estoque do gr&atil...

Veja mais
Uma vitrine de três polegadas

Com mais de 500 milhões de smartphones no mundo, um número cada vez maior de empresas investe em aplicativ...

Veja mais
O PAC devia ser assim

Transportar a soja do cerrado até o porto está 25% mais barato. Uma ação conjunta de tr&ecir...

Veja mais
A nova fronteira de crescimento

A Drogasil, segunda maior rede de varejo de medicamentos do país, completa 75 anos neste mês com planos de ...

Veja mais
Coca e Nestlé apostam na venda porta a porta

A indústria de alimentação cada vez mais vê a venda porta a porta como canal de venda para au...

Veja mais
Varejo eletrônico aumenta 30%

O comércio eletrônico fechou 2009 com balanço positivo. De acordo com a e-bit, empresa especializada...

Veja mais
Rede paulistana Assaí cria novo logotipo e acento na grafia

Com 29 lojas no Estado de São Paulo, a rede Assaí, braço de atacarejo - que vende tanto no atacado,...

Veja mais
Agências acirram a disputa por novas contas

O reaquecimento da indústria e a disputa acirrada dos fabricantes por espaço na mídia estão ...

Veja mais
STF obriga União a fornecer remédios a pacientes do SUS

O Poder Público perdeu ontem a queda-de-braço com a Justiça. Isso porque o Supremo Tribunal Federal...

Veja mais