O reaquecimento da indústria e a disputa acirrada dos fabricantes por espaço na mídia estão movimentando os investimentos das agências de propaganda em participação em concorrências. Estão nesse grupo a Santa Clara Nitro, DCS Comunicações, QG Propaganda e Giacometti Propaganda, Branding e Arquitetura de Negócio. Otimistas, elas investem em pesquisas e contratações, reforçam departamentos e estimam crescimento de até 60% este ano com a ampliação da verba de propaganda e marketing.
A Santa Clara comemora a conquista da verba da J. Macedo, dona das marcas Dona Benta, Petybon e Sol, e marca sua estreia no segmento de alimentos. A agência, que deve anunciar este mês três novos clientes, espera expandir em até 60% sua receita, que em 2009 alcançou R$ 13 milhões. Os investimentos em compra de mídia devem ser de R$ 80 milhões. "Tivemos o melhor primeiro trimestre da história, com J. Macedo e outras três contas que conquistamos este mês. Dois processos foram concorrências, outros vieram por meio da apresentação de cases da agência", comemora Fernando Campos, sócio diretor de Criação da Santa Clara.
O executivo prevê uma expansão nos investimentos em compra de mídia, por conta da conquista de contas de consumo de massa. A agência já atendia contas na área de bebidas, de Kuat e Mate Leão. "A Dona Benta mira nossa entrada em produtos de consumo. É uma das maiores empresas de alimentos do Brasil. E todas as outras contas que conquistamos este mês também têm essa característica", ressalta.
As campanhas terão foco em toda a linha de produtos da Dona Benta e englobarão ações com Petybon e Sol, voltadas ao público A e B. O maior foco da empresa é a Dona Benta. "Vamos trabalhar nessa lógica de percepção da linha completa, não só da farinha", diz. Além de campanhas institucionais nacionais, a ação terá diversas frentes regionais, usando ferramentas de promoção e relacionamento, em mídias móveis e internet.
"Teremos ações globais de marca, claro, pois é uma marca grande, mas terá muitas ações de ativação regionais, que permitam interação do consumidor, usando dicas de receitas, por exemplo, que geram muita troca", explica.
Para o atendimento da conta, a agência anunciou a contratação de Janaína Luna, que atendia a Unilever, na Thompson Argentina. A agência também deve contratar, nos próximos dias, para as funções de mídia, criação e planejamento. A primeira campanha será lançada no final do primeiro semestre.
Regional
Com forte atuação na Região Sul, a DCS, ligada ao grupo multinacional WPP, inicia no mês três novas contas e espera crescer 30% este ano. Em 2009, a agência totalizou R$ 140 milhões de investimentos em compra de mídia, considerando descontos, e cresceu 5%. Com 26 clientes ativos, atende nacionalmente empresas como Azaléia e Tramontina, e regionalmente, Claro e Vinícola Salton.
"A expectativa para o ano é boa. Em 2009, tivemos grande desenvolvimento em nossa unidade de Santa Catarina: muitos anunciantes que migraram para a região, o que nos levou à conquista de novos clientes", afirma Mário Paravisi, vice-presidente de Atendimento da DCS.
A agência, que está há um ano e meio em Santa Catarina, acaba de conquistar a conta da Vonpar Alimentos (franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, para quem a agência atenderá as marcas de doces e chocolates Mumu e Neugebauer), Neogrid (de tecnologia da informação) e o Grupo Marisol (confeccções). No fim do ano passado, ganhou a conta da Eliane Revestimentos Cerâmicos. "Não paramos de prospectar e queremos ampliar a participação em Santa Catarina", diz.
Na área estatal, a agência atende o Banrisul e pretende participar do processo licitatório. "O contrato se encerra ao fim deste governo, e pretendemos participar do processo novamente", afirma.
A agência está otimista com as ações de clientes como a Azaléia, que investirá R$ 82 milhões em ações de marketing este ano. Uma de suas marcas, a Olimpikus, está no ar com campanha para a Copa do Mundo desde o início de março. "Também teremos ações com a Vonpar, que será parceira do grupo RBS e terá ações de integração de mídias e promoção", destaca.
Reestruturação
Outra que acaba de conquistar conta no setor de alimentos é a QG Propaganda, que levou a melhor na concorrência pela verba da Adria Alimentos e prevê crescimento de 25% em 2010. "Queremos entrar na área de moda e estamos aguardando a resposta de uma empresa da área de alimentos, que está muito forte este ano, pelo crescimento da classe C", afirma Paulo Zoéga, presidente da agência que no início do ano, também foi escolhida para gerir a verba de comunicação da Serasa Experian .
"Estamos vindo de um processo de reestruturação e esperamos crescer 25%, que deve resultar em uma movimentação de R$ 135 milhões, incluindo mídia e produção", estima Zoéga. Segundo o executivo, a agência investe em pesquisas com clientes e consumidores e para entender o mercado do anunciante em disputa e auxiliar o planejamento das propostas.
"Estamos disputando uma empresa com atuação em vários países, e contratamos uma pesquisa internacional", afirma. O investimento varia de R$ 50 mil a R$ 200 mil, dependendo do projeto. "Estudos em outros estados, por exemplo, ficam mais caros", pontua o presidente da agência.
A direção da agência também acredita estar colhendo os frutos de investimentos feitos com a finalidade de crescer na área digital. Na disputa pela marca de produtos Adria, por exemplo, ela será responsável pela comunicação on-line e off-line da marca, pois ganhou ainda a verba digital das famosas marcas Adria e Zabet, que estavam com a agência Age. "Do começo do ano para cá, metade dos clientes nos entregou a fatia da área digital, como a Ovomaltine e a Dicico, que já atendíamos off-line e passamos a atender na área digital."
Veículo: DCI