Proprietário das redes Centauro Esportes, By Tennis, Almax Sports e Nike Store quer abrir 39 lojas em 2010.
O grupo SBF, proprietário das redes Centauro Esportes, By Tennis, Almax Sports e Nike Store, promete investir aproximadamente R$ 105 milhões neste ano. Segundo o Chief Executive Officer (CEO) da empresa, Sebastião Bomfim Filho, os recursos serão gastos na abertura de 39 lojas (28 da Centauro, sete da By Tennis e quatro da Nike Store) e na reforma e ampliação de cinco unidades, em várias cidades do país. Hoje, a empresa conta com 150 lojas em 16 estados, além do Distrito Federal.
Para Belo Horizonte estão previstas a inauguração de um ponto-de-venda e quatro expansões. No ano passado, o grupo - mesmo diante da retração econômica, provocada pela crise financeira internacional - abriu 40 lojas, mediante aporte de R$ 130 milhões. "O desaquecimento da economia não alterou nossos planos de crescimento em 2009. As vendas é que poderiam ter sido melhores", disse Bomfim Filho.
Ainda de acordo com o CEO da empresa, dentro de aproximadamente quatro meses será inaugurado outro Centro de Distribuição, localizado em Extrema, no Sul do Estado. A escolha da cidade se deve à localização estratégica do município, já que está a 100 quilômetros de distância de São Paulo, pela rodovia Fernão Dias (BR-381), importante mercado consumidor da rede varejista de material esportivo.
Com o aumento do número de unidades, além dos impactos positivos da recuperação da economia nos negócios, a previsão de Bonfim Filho é que o faturamento cresca 46% em 2010 ante o exercício passado. Em 2009, na comparação com o ano anterior, a alta foi de 37%. "Considerando o mesmo número de lojas, o crescimento foi de 4,5%", observou. Conforme o empresário, o grupo SBF tem apresentado, nos últimos 10 anos, crescimento médio anual de 35%.
A empresa - que foi fundada em Belo Horizonte, mas possui hoje sede em São Paulo - também passou a oferecer, em fevereiro deste ano, seguros nas lojas. O contrato com a Vertex Corretora de Seguros é de cinco anos. Inicialmente, serão vendidas apólices de seguro de acidentes pessoais voltados para atletas.
A estimativa é que no primeiro ano de contrato sejam vendidos de 1,5 milhão a 2 milhões de certificados, com valor de R$ 1,99 e R$ 16,99. A previsão é que em junho deste ano seja iniciada a venda de outra modalidade de seguro. Será uma garantia estendida, adicional à concedida pelo fabricante, para tênis e equipamentos esportivos.
A Vertex tem 12 anos de atuação no mercado e trabalha com gestão de programas de seguro, sendo responsável também pela concepção e implementação dos programas nacionais Audi Insurance (Audi), Mitseguro (Mitsubishi Motors) e Suzuki Seguros (Suzuki Veículos).
Além das lojas tradicionais, o grupo SBF também realiza vendas on-line. No ano passado, 3% da comercialização da Centauro Esportes foram provenientes dessa modalidade de negócio. A expectativa é que o percentual seja ainda mais expressivo em 2010, chegando a 5% do total.
Em 2009, as compras feitas pela internet no país totalizaram R$ 10,6 bilhões, alta de 30% no confronto com 2008, de acordo com levantamento da E-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico. Os números não consideram as vendas de veículos, leilões virtuais e passagens aéreas. Cerca de 17,6 milhões de consumidores brasileiros fizeram, pelo menos, uma compra via web até o final de 2009.
Veículo: Diário do Comércio - MG