Copa e Dia das Mães puxam varejo virtual

Leia em 3min

Com a expectativa de já ter um forte primeiro semestre, impulsionado pelo Dia das Mães e pela Copa do Mundo, redes que atuam no comércio eletrônico (e-commerce), como a gaúcha Lojas Colombo, devem ampliar investimentos em até 40% este ano, sendo que todos os seus contratos com transportadoras serão revisados até o fim deste mês para eliminar atrasos de entrega e para fazer novas contratações em função da demanda.

 

Segundo o gerente de e-commerce da rede, Clério Kubiak, parte das entregas da empresa é feita pela frota própria da Colombo, principalmente na Região Sul e em São Paulo, mas o restante é terceirizado, sendo que costumam manter duas transportadoras por região. Uma delas, do nordeste, foi trocada por apresentar atrasos. "O comércio eletrônico vem puxando o crescimento da rede e a meta é crescer 40% este ano sobre o ano passado, quando a alta foi de 33%", afirma.

 

O executivo explica que no fim de janeiro a rede já começou a se preparar para a Copa e para o Dia das Mães, ao planejar estoques e reforçar o quadro de funcionários para esse período. Ainda segundo o gerente, os fornecedores já têm entrado com novas linhas de televisores, que começam a chegar no estoque no fim deste mês e em em abril. "Fornecedores nos relatam que em ano de Copa do Mundo a categoria de áudio e vídeo cresce até 100%", diz ele.

 

A rede afirma já ter dobrado o seu Centro de Distribuição (CD) em Porto Alegre (RS), ano passado, além de estar com um novo CD em Curitiba (PR). Hoje, o e-commerce representa 12% do faturamento total da marca. A expectativa é que chegue a 15% este ano.

 

Concorrência

 

Outras grandes varejistas, como o Grupo Pão de Açúcar, que detém o Extra.com, PontoFrio.com e CasasBahia.com, também têm investido mais na área e devem melhorar sua plataforma de e-commerce. Em 2009, 29% dos investimentos totais do Grupo - de R$ 723,1 milhões - foram voltados para tecnologia e logística. A companhia afirmou que este ano deverá "aprimorar a integração e a segmentação das operações de comércio eletrônico das redes Ponto Frio e Extra, o que culminará na criação de um negócio com faturamento superior a R$ 1 bilhão".

 

A B2W, resultado da fusão entre LojasAmericanas.com e Submarino.com, também já afirmou que fará aportes de R$ 250 milhões em tecnologia, logística e automação de processos, o que ajudará a enfrentar a concorrência com a entrada da rede Carrefour.

 

De acordo com Pedro Guasti, diretor da consultoria e-bit, a primeira metade do ano, que costuma gerar 46% do faturamento anual do e-commerce, será melhor em 2010, e a Copa do Mundo já começa ampliar as vendas de TVs de tela plana e de artigos esportivos. "As empresas já devem se preparar para evitar uma eventual falta de produtos". Para a e-bit, em dezembro de 2009, por exemplo, em função do grande volume, 76% das entregas foram realizadas com sucesso, número que ficou abaixo da média anual de 79%. Hoje cerca de 60% das entregas no País são realizadas pelos Correios. O e-commerce irá faturar R$ 13,6 bilhões este ano e crescerá 30%, repetindo o desempenho de 2009. E o número de pessoas que compram pela internet chegará a 23 milhões de pessoas - 35% mais.

 

Veículo: DCI

 


Veja também

Preço do milho sobe 91% no nordeste em 6 anos

A prática de manutenção dos preços do milho produzido no nordeste, que vem sendo implementad...

Veja mais
Grupo Vicunha investe em fábrica em Cuiabá

Ricardo Steinbruch, presidente da Vicunha, diz que, com o investimento de R$ 350 milhões, grupo se tornará...

Veja mais
Anvisa adota selo de segurança para rastrear remédios

Até o primeiro semestre de 2011, as mais de 2 bilhões de caixinhas de remédio consumidas por ano no...

Veja mais
Indústria segue forte na geração de empregos

O ritmo da indústria paulista continua positivo. No mês de fevereiro foram criadas 23 mil vagas, em compara...

Veja mais
Indústria ferroviária irá faturar o dobro com vagões este ano

A promessa de que os negócios com a fabricação de vagões ferroviários voltarão...

Veja mais
Alimentos e vestuário puxam aceleração de inflação semanal

A inflação mensurada pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) ganhou forç...

Veja mais
Copa deve puxar vendas pela internet no 1º semestre

Previsão de vendas brutas na internet é de R$ 13,6 bilhões este ano.   A Copa do Mundo na &A...

Veja mais
Entrada de grandes redes faz vendas pela internet dispararem em 2009

Enquanto o comércio tradicional amargou queda nas vendas no ano passado por conta da crise econômica, as ve...

Veja mais
Coreanos terão fábrica em Araquari

Investimento de R$ 176 milhões em fábrica de fios de elastano corresponde a 64% do PIB da cidadeOs fios de...

Veja mais