Com a expectativa de já ter um forte primeiro semestre, impulsionado pelo Dia das Mães e pela Copa do Mundo, redes que atuam no comércio eletrônico (e-commerce), como a gaúcha Lojas Colombo, devem ampliar investimentos em até 40% este ano, sendo que todos os seus contratos com transportadoras serão revisados até o fim deste mês para eliminar atrasos de entrega e para fazer novas contratações em função da demanda.
Segundo o gerente de e-commerce da rede, Clério Kubiak, parte das entregas da empresa é feita pela frota própria da Colombo, principalmente na Região Sul e em São Paulo, mas o restante é terceirizado, sendo que costumam manter duas transportadoras por região. Uma delas, do nordeste, foi trocada por apresentar atrasos. "O comércio eletrônico vem puxando o crescimento da rede e a meta é crescer 40% este ano sobre o ano passado, quando a alta foi de 33%", afirma.
O executivo explica que no fim de janeiro a rede já começou a se preparar para a Copa e para o Dia das Mães, ao planejar estoques e reforçar o quadro de funcionários para esse período. Ainda segundo o gerente, os fornecedores já têm entrado com novas linhas de televisores, que começam a chegar no estoque no fim deste mês e em em abril. "Fornecedores nos relatam que em ano de Copa do Mundo a categoria de áudio e vídeo cresce até 100%", diz ele.
A rede afirma já ter dobrado o seu Centro de Distribuição (CD) em Porto Alegre (RS), ano passado, além de estar com um novo CD em Curitiba (PR). Hoje, o e-commerce representa 12% do faturamento total da marca. A expectativa é que chegue a 15% este ano.
Concorrência
Outras grandes varejistas, como o Grupo Pão de Açúcar, que detém o Extra.com, PontoFrio.com e CasasBahia.com, também têm investido mais na área e devem melhorar sua plataforma de e-commerce. Em 2009, 29% dos investimentos totais do Grupo - de R$ 723,1 milhões - foram voltados para tecnologia e logística. A companhia afirmou que este ano deverá "aprimorar a integração e a segmentação das operações de comércio eletrônico das redes Ponto Frio e Extra, o que culminará na criação de um negócio com faturamento superior a R$ 1 bilhão".
A B2W, resultado da fusão entre LojasAmericanas.com e Submarino.com, também já afirmou que fará aportes de R$ 250 milhões em tecnologia, logística e automação de processos, o que ajudará a enfrentar a concorrência com a entrada da rede Carrefour.
De acordo com Pedro Guasti, diretor da consultoria e-bit, a primeira metade do ano, que costuma gerar 46% do faturamento anual do e-commerce, será melhor em 2010, e a Copa do Mundo já começa ampliar as vendas de TVs de tela plana e de artigos esportivos. "As empresas já devem se preparar para evitar uma eventual falta de produtos". Para a e-bit, em dezembro de 2009, por exemplo, em função do grande volume, 76% das entregas foram realizadas com sucesso, número que ficou abaixo da média anual de 79%. Hoje cerca de 60% das entregas no País são realizadas pelos Correios. O e-commerce irá faturar R$ 13,6 bilhões este ano e crescerá 30%, repetindo o desempenho de 2009. E o número de pessoas que compram pela internet chegará a 23 milhões de pessoas - 35% mais.
Veículo: DCI