Electrolux leva emergentes à era do “frost-free”

Leia em 3min

Fabricante de eletrodomésticos muda estratégia para atender a novas exigências do consumidor com renda de até R$ 1 mil


Neste ano, a cozinha e a lavanderia de muitos brasileiros da chamada “classe C menos” — aqueles cuja renda mensal gira em torno de R$ 1,1 mil — deverão conhecer uma lavadora automática de roupas e um refrigerador tipo “frost-free”. Historicamente, por conta de seu baixo poder aquisitivo, esta camada da população sempre se limitou a adquirir uma lavadora tanquinho e uma geladeira que demandava descongelamento manual. Com a melhoria da renda do brasileiro e a tendência de crescimento de 6% do PIB, Ricardo Cons, diretor de marketing da divisão de linha branca da Electrolux, está otimista em relação às vendas de 2010. “A geladeira frost-free não é tão cara quanto pensam. Com o acesso ao crédito e o parcelamento das compras, muita gente vai adquirir a sua com
apenas R$ 5 a mais na prestaçãomensal”, aposta Cons.

 

Atualmente, 90% da população brasileira têm uma geladeira. Até há alguns anos, o consumidor ficava por volta de 15 anos com o produto. Hoje, a média caiu para uma década. A Electrolux aposta que a tendência de uso será reduzida pela metade, chegando a cinco anos. Hoje, no nicho de refrigeradores, seu trabalho ocorre em cima da reposição.

 

A nova leva de consumidores que agora chega à “classeCmenos” deverá impulsionar as vendas de refrigeradores e também de lavadoras automáticas de roupa este ano. “Nosso faturamento vai crescer dois dígitos este ano e vamos lançar, pelo menos, 60 novos produtos”, afirma Cons, em referência à linha branca da empresa.

 

Hoje, a grande maioria dos brasileiros ainda lava roupas à mão. Somente 41% da população, boa parte de classes mais altas, têm uma máquina de lavar roupa automática na lavanderia. De olho no público C, a Electrolux lança, em abril, a Turbo Compacta 7Kg, lavadora que promete alta performance com agitador e o recurso ECO lavagem, que economiza até 50% de água em comparação ao enxague tradicional. O preço sugerido é de R$ 929 e seu formato é arredondado.

 

Cons explica que a Electrolux detectou que o consumidor classe C menos possui limitação de espaço — ou não possui uma área para a lavanderia — e frequentemente movimenta a lavadora dentro da residência. Por estes motivos, um aparelho arredondado ocupa menos espaço (e se adapta a espaços limitados). Como é feita de plástico, ela também garante leveza para as movimentações necessárias.

 

Futura expansão

 

O aumento de vendas deve fazer comque, em no máximo 24 meses, a Electrolux construa uma ou mais fábricas no Brasil. Hoje ela já tem cinco em operação no país, em polos localizados nas cidades de Curitiba (PR), São Carlos (SP) e Manaus (AM). “Apesar de termos eliminado gargalos e otimizado a produção, em dois anos teremos que expandir nossas fábricas. A demanda do mercado brasileiro é crescente e vai nos levar à expansão”, explica Cons.

 

De origem sueca, a Electrolux atua emmais de 150 países. A região da América Latina, que tem o Brasil como principalmercado, é a terceiramais importante para a Electrolux hoje. A primeira está na Europa, seguida da América do Norte, enquanto a Ásia/Pacífico ocupa a quarta posição.

 

Veículo: Brasil Econômico

 

 


Veja também

Venda doméstica de papéis sobe 12,7% em fevereiro deste ano sobre 2009, diz Bracelpa

O consumo aparente de papéis cresceu 17,2% na comparação entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 200...

Veja mais
Na terra dos gigantes

A gigante americana Walmart vai chegar neste ano a uma das cidades mais famosas do Brasil. O grupo planeja abrir no segu...

Veja mais
Tecnologia de ponta

A Faber-Castell acaba de lançar o EcoLápis 1205 Max, que utiliza a nanotecnologia como aliada e garante a ...

Veja mais
Mesmo após despencar, preço do açúcar é favorável ao Brasil

Aumento na previsão de safra indiana derrubou as cotações da commodity, mas elas continuam bem acim...

Veja mais
Café de Minas nas xícaras dos colombianos

Produtor importa grão do Brasil.   A redução da safra de café na Colômbia est&a...

Veja mais
Embalagens plásticas: incremento no ano

Crescimento na área de produtos flexíveis será puxada pelo avanço no consumo das famí...

Veja mais
Faturamento da Unilog deve bater em R$ 82 mi

Empresa irá investir em frota.   A Unilog Universo Logística Ltda, transportadora de cargas com sed...

Veja mais
Vilma Alimentos investe R$ 5 mi em silo de trigo

Com novo projeto a ser construído, a indústria mineira aumentará a capacidade de estoque do gr&atil...

Veja mais
Como quebrar uma empresa

Os livros de negócios são pródigos em exemplos de empresas vencedoras e receitas de sucesso. O amer...

Veja mais