Depois de adquirir a participação de 50% da sócia americana Crown na joint venture Crown Tampas, fabricante de tampas plásticas para bebidas, alimentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal e limpeza, o grupo gaúcho Petropar já prepara um plano para multiplicar as exportações da nova controlada integral. Vai começar pela Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia e a estimativa é que em dois anos a participação do mercado externo sobre as vendas da empresa passe dos atuais 2% a 3% para 10%, disse o diretor-presidente do grupo, Geraldo Enck.
A aquisição, anunciada ontem, vai custar US$ 14,5 milhões, que serão pagos com recursos próprios, explicou o executivo. Ele disse que a sócia americana já havia se retirado do negócio de tampas plásticas em outros países e no Brasil as negociações com a Petropar começaram há seis meses. Os executivos da controlada serão mantidos e só em 2010 o nome da empresa será alterado, explicou.
Segundo o presidente da Crown Tampas, Gustavo Alvarez, a companhia tinha baixa penetração no mercado externo porque a sócia americana focava a operação no mercado brasileiro. A partir de agora, as exportações também serão beneficiadas pelo acordo de transferência de tecnologia entre a empresa e o grupo francês Global Closure Systems (GCS), que já vende seus produtos na América do Sul. "Abre-se um novo campo para o desenvolvimento dos negócios", comentou.
A Crown Tampas teve receita líquida de R$ 70,8 milhões em 2009, 7% a mais do que em 2008, e conta com capacidade de 3,5 bilhões de tampas/ano, dividida igualmente entre as fábricas de Manaus (AM) e Venâncio Aires (RS). No fim de 2009, a unidade de Manaus foi ampliada em 35%, com investimentos de US$ 3 milhões. Neste ano, a de Venâncio Aires deve receber aporte igual para elevar a produção em 500 mil, chegando ae total da empresa para 4 bilhões de tampas.
Conforme Alvarez, o foco no Sul é o segmento de "não bebidas" (produtos de higiene pessoal e limpeza), que hoje representa 35% do faturamento. Dve subir para 50% no "médio prazo". Ele informa que o mercado de tampas plásticas no Brasil cresceu 4% em 2009 e a previsão para este ano é de 8%, puxado justamente por "não bebidas". A Crown Tampas já é fornecedora da Colgate, AmBev e Johnson & Johnson e no ano passado passou a atender também a Avon.
A operação anunciada ontem não representa separação definitiva entre Petropar e Crown. As duas são sócias há 15 anos, com 50% cada uma, na Crown Embalagens, que produz latas de alumínio para bebidas em Cabreúva (SP) e Estância (SE). Em 2011 vai inaugurar nova fábrica em Ponta Grossa (PR). A empresa tem ainda uma unidade de produção de tampas metálicas em Manaus e com a fábrica do Paraná vai elevar a capacidade instalada de 3,5 bilhões para 4,5 bilhões de latinhas por ano. Em 2009, a joint venture apurou receita líquida de R$ 502,9 milhões, 26% a mais do que no ano anterior, graças à entrada em operação de Estância, em outubro, e ao crescimento do consumo de bebidas no país. Já a Petropar teve receita líquida consolidada de R$ 485,7 milhões.
Veículo: Valor Econômico