Receita da empresa deverá registrar avanço de 20%.
Embalada pelo crescimento vertiginoso do setor de cosméticos no país, a Distribuidora Amaral Ltda (Farmax), fabricante de produtos farmacêuticos e cosméticos com unidade fabril em Divinópolis, região Centro-Oeste do Estado, vai ampliar o volume de produção, hoje de 17 milhões de unidades por mês, em 20% nos próximos meses, para atender o aumento da demanda.
Segundo o gerente Comercial e de Marketing da Farmax, Guilherme Amaral, o incremento no volume fabril será embasado pelos investimentos programados para este ano. O montante não foi revelado. Entre eles, disse o gerente, ocorrerão inversões na área de tecnologia e desenvolvimento de pesquisas, treinamento de pessoal, além de campanhas promocionais. A indústria completa 30 anos neste ano.
Com essas ações, a Farmax prevê expansão de 20% na receita em relação a igual período de 2009, quando foi registrado avanço de 27% ante 2008. Para Amaral, o resultado positivo dos últimos anos se deu pela ascensão do segmento de cosméticos no país - setor que passou ao largo da turbulência financeira mundial, iniciada em setembro de 2008.
Além disso, acrescentou, a Farmax estuda a possibilidade de iniciar as operações fora do Brasil, mas ainda não há previsão para o início das exportações. "De qualquer forma, as primeiras vendas se dariam por meio de países do Mercosul e, posteriormente, o emergente continente africano", adiantou.
A empresa, que atua em todo país por meio de 42 representantes, também prevê ampliar a equipe nos próximos meses. Ao todo, entre efetivos diretos e indiretos, são gerados 400 postos de trabalho. "Vamos contratar de acordo com o aumento da demanda."
Instalada em uma área fabril de 21 mil metros quadrados, a Farmax também planeja construir outro galpão, anexo à planta de Divinópolis, para armazenar produtos inflamáveis. A nova área terá 2,2 mil metros quadrados. Por questões estratégicas, o valor do investimento e a participação de Minas Gerais nos negócios da empresa não foram revelados.
Hoje, o portfólio da Farmax é composto por 145 produtos, divididos nas linhas de cosméticos, cabelos, farmacêutica, hidraderm, moskitoff, popy max e a sunless. Entre os itens mais conhecidos do mercado estão a acetona de 100 ml (líder de vendas no setor supermercadista no Brasil); soro fisiológico de 500 ml e o bloqueador solar FPS 30 de 120 gramas. A indústria produz, ainda, produtos de marcas próprias para diversas empresas do varejo brasileiro.
Mercado - O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é um dos que mais se expande no país. Nos últimos 13 anos, a taxa de crescimento real tem sido de dois dígitos ao ano, em uma média de 10,6%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Levantamento do Instituto Euromonitor em 2008 mostra que, no Brasil, o setor é composto por 1,755 mil empresas, das quais apenas 15 são de grande porte, ou faturamento anual líqüido acima de R$ 100 milhões. Juntas, as empresas geram cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos no país. Elas são grandes empregadoras de mão de obra feminina.
Veículo: Diário do Comércio - MG