Projeto do Pão de Açúcar recicla 93% do lixo e envia só 7% a aterros

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O Grupo Pão de Açúcar está testando um sistema de gestão de resíduos que possibilitou enviar apenas 7% do lixo produzido para aterros sanitários, após processar os outros 93%. O projeto piloto envolve a separação dos recicláveis, sua destinação a cooperativas de catadores e compostagem do material orgânico.

 

A informação é do diretor de Relações Corporativas e Responsabilidade Social do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompilio. "O sistema está sendo testado em cinco lojas e o grupo pretende expandi-lo para as próximas lojas da rede que serão construídas", disse.

 

A separação dos resíduos começa com os funcionários, que são treinados para realizar a tarefa sem contaminar os resíduos com a mistura dos materiais.

 

"O treinamento dos funcionários é fundamental para que o sistema funcione", disse Pompilio. "Se um funcionário jogar resíduos da varrição no recipiente do resíduo orgânico, nós perdemos todo esse material que seria enviado à compostagem."

 

Além de realizar a separação dos seus resíduos internos, a rede varejista disponibiliza para seus clientes um local para a coleta seletiva, que conta com a presença de um funcionário de uma cooperativa de catadores que, por sua vez, ajuda na separação e acondicionamento dos resíduos nos recipientes corretos.

 

"A estação de separação e a presença do cooperado para auxiliar na separação atuam como estímulo para o cliente colaborar", disse.

 

Segundo Pompílio, o programa, que é realizado desde 2001 nas lojas paulistanas da rede, foi muito bem recebido pelos clientes.

 

O executivo afirmou que 20% de todo o volume coletado pelas cooperativas de catadores na cidade de São Paulo são provenientes de lojas do Pão de Açucar. "Em média, cada loja coleta 1,5 tonelada por dia", disse Pompilio.

 

Os resíduos são encaminhados a sete cooperativas de catadores, que fazem a triagem do material e o encaminham a recicladoras.

 

Nas recicladoras, o papelão, é transformado em material cartonado, que é comprado pelo próprio grupo para a fabricação das embalagens dos produtos Taeq, marca própria da empresa e que conta com produtos orgânicos no portfólio.

 

Os outros materiais também são reintroduzidos em suas respectivas cadeias produtivas. Os resíduos orgânicos das cinco lojas verdes do grupo são separados no próprio supermercado e entregues à empresa GMC, que faz a compostagem dos materiais e os transforma em adubo orgânico ou ração animal.

 

"Com isso, todos os resíduos orgânicos que iriam para a coleta pública são reaproveitados", afirmou o diretor.

 

A compostagem ainda é um projeto piloto, porém a expectativa de Pompilio é que, em breve, ela seja incorporada às outras lojas da rede.

 

Um dos supermercados em que a separação para a compostagem acontece é na primeira "loja verde" do grupo em São Paulo, localizada na Vila Clementino. Essa unidade foi concebida seguindo princípios da certificação LEED e conta, por exemplo, com reúso de água e aberturas no telhado para reduzir a necessidade de iluminação artificial. Inaugurada em dezembro de 2009, somente essa loja já enviou para a reciclagem 5,9 toneladas de materiais.

 

Veículo: Revista Sustentabilidade


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