No ano em que completou seu 15º aniversário, a rede varejista pernambucana Eletroshopping soube aproveitar bem o melhor presente que ganhou: a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da chamada linha branca (geladeiras, fogões lavadoras de roupas etc). Com o crescimento do consumo estimulado pelo benefício, a empresa elevou as vendas em 20%, abriu cinco novas lojas e ainda ingressou no segmento de vendas on-line.
Apesar do desempenho, considerado "bom" por seus diretores, o ano de 2009 foi marcado pela consolidação das 20 novas lojas abertas no exercício anterior, segundo revelou o diretor-comercial da empresa, Cristiano Vilar. Mais do que isso, continua o executivo, foi um ano de preparação para o grande crescimento projetado para 2010, com a abertura de 50 novas lojas. Hoje, a Eletroshopping conta com 109 lojas em seis Estados do Nordeste.
"Foi bom o resultado de 2009, com destaque positivo para a linha branca que, devido ao IPI, teve um excelente crescimento, maior que a média do país, principalmente em nossa região, onde o índice de penetração de algumas linhas, como de lavadoras, ainda é muito baixo", explicou o diretor, para depois enfatizar o bom desempenho nas vendas de equipamentos de informática.
A empresa afirma, no entanto, que o volume de vendas poderia ter sido ainda maior, não fossem os problemas enfrentados com alguns setores da indústria, que acabaram não atendendo toda a demanda da empresa. "Com o advento do IPI, a indústria não teve condições de atender toda a demanda que surgiu. Podíamos ter vendido muito mais", revelou o vice-presidente da rede, Fernando Freitas.
Para este ano, os planos da Eletroshopping são bastante agressivos. A meta é repetir o salto de 20% no faturamento, para algo em torno de R$ 850 milhões. A rede finalizou neste mês a aquisição de 31 lojas da também pernambucana Hermol, que estava em recuperação judicial.
Veículo: Valor Econômico