L`acqua di Fiori prevê faturar R$ 144 milhões

Leia em 4min 10s

Para atingir a meta, avanço de 20% face 2009, 60 lojas serão abertas .


 
O setor de cosméticos no Brasil cresce em ritmo acelerado impulsionado, principalmente, pela demanda do emergente público consumidor das classes C e D. Somente em 2009, esse mercado movimentou R$ 25 bilhões, expansão de 15% sobre 2008, e o Brasil, mais uma vez, desponta neste ramo: é o terceiro mercado de cosméticos do mundo, perdendo apenas para Japão e Estados Unidos.

 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), outros fatores podem explicar o bom resultado deste setor, como maior participação feminina no mercado de trabalho, lançamentos constantes de produtos e utilização de tecnologia de ponta nas indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosmética, que faz com que haja aumento da produção e conseqüente venda de produtos com preços mais competitivos.

 

De olho nesse filão, a Indústria e Comércio de Perfumes e Cosméticos Ltda, detentora da marca L’acqua di Fiori, com unidade fabril no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, prevê faturamento recorde em 2010: R$ 144 milhões ou 20% a mais na comparação com 2009, quando foi verificada receita de R$ 120 milhões.

 

Uma das estratégias da empresa, fundada em 1980, para alcançar o crescimento previsto para 2010 será a abertura de lojas. Com 950 pontos de venda no país, a L’acqua di Fiori prevê a inauguração de 60 franquias até dezembro deste ano. Desse total, quatro serão na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). "Vamos inaugurar 28 lojas a mais neste ano do que em 2009."

 

Segundo o proprietário da L’acqua di Fiori, Leopoldo Mesquita, 2010 será o melhor ano dos últimos tempos. "No primeiro bimestre, tivemos uma aumento de 20% nas vendas se comparadas às de igual período do ano passado. Hoje, os cosméticos tornaram-se itens obrigatórios na vida das mulheres. Além disso, a procura dos homens por esse tipo de produto, que cresce mês a mês, também tem ajudado a incrementar os negócios", explicou.

 

Expansão geográfica - A marca também aposta na abertura de filiais no país como forma de favorecer a expansão dos negócios. Serão inaugurados três escritórios, além do que já existe em São Paulo, em regiões estratégicas, como o Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país.

 

"Esse é um projeto antigo da empresa e deverá se concretizar nos próximos meses, porém, os nomes dos estados ficarão em sigilo. No entanto, certamente daremos uma atenção especial ao Nordeste que, apesar de ser uma região de menor poder aquisitivo, cresce acima da média do país", justificou.

 

Além disso, atuar no mercado externo também está nos planos da L’acqua como forma de consolidar a marca no cenário internacional. O empresário revelou que, embora os mercados da América Latina e o continente africano sejam promissores, o foco da empresa é outro. De acordo com Mesquita, o Oriente Médio seria a "bola da vez".

 

Em virtude da forte concorrência no mercado, o volume de produção não foi divulgado, tampouco o mix atual de produtos. Porém, disse ele, o Estado paulista é o que detém a maior fatia da receita da empresa, cerca de 35%, seguido de Minas Gerais, com 21%. Do total de 250 funcionários da empresa, 180 estão lotados no Estado.

 

Em Belo Horizonte, a marca possui planta de 2,4 mil metros quadrados, instalada no bairro Gutierrez, além de mais dois galpões localizados na região da Pampulha. "Temos um depósito para estocar matéria-prima, produto acabado e área de expedição. Há, também, um espaço destinado à decoração dos produtos, sendo que 45% dos frascos são provenientes da Itália e França", explicou.

 

Franquia - O sucesso da L’acqua di Fiori também está atrelado à expansão do setor de franchising no Brasil nos últimos anos, segmento que passou ileso à crise. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse mercado faturou cerca de R$ 63 bilhões em 2009, expansão de 13% em relação a igual período de 2008.

 

"Depois da crise, percebemos que o número por consultas para abrir uma franquia da L’acqua cresceu de forma significativa. Inicialmente, serão inauguradas 60 lojas, número que, provavelmente, será revisto para cima a partir do segundo semestre", afirmou.

 

Para abrir uma unidade da L’acqua di Fiori é necessário aporte entre R$ 180 mil a R$ 300 mil, conforme o tamanho e o tipo de loja: rua ou shopping. O faturamento mensal gira em torno de R$ 100 mil e a taxa de rentabilidade do negócio é de 25%. O retorno do investimento se dá, em média, dentro de 24 meses. Ao todo, são gerados quatro postos de trabalho em cada ponto.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Caqui conquista mercado em Minas Gerais

Produção do Estado neste ano deve registrar 9,9 mil toneladas do fruto, estabilidade em relaç&atild...

Veja mais
PP Print vai investir R$ 60 mi

Empresa, instalada em Varginha, dobrará atual produção para 560 toneladas/mês.  A PP Pr...

Veja mais
Leite longa vida tem alta inesperada

Em março, o litro subiu para R$ 1,80, em média, com elevação de 9,76%, a maior desde 2003O p...

Veja mais
Após acordo, TV ainda expõe comida gordurosa a crianças

Fabricantes continuam exibindo propaganda no intervalo de programas infantis Para ONG, publicidade de empresas permanec...

Veja mais
Varejista de PE vende 20% mais e abre 5 novas lojas

No ano em que completou seu 15º aniversário, a rede varejista pernambucana Eletroshopping soube aproveitar b...

Veja mais
Nordeste é disputado pelas grandes varejistas

O mercado atacadista nordestino, onde o crescimento econômico da população se dá com maior in...

Veja mais
Os reis do nordeste

Fusão da Insinuante com a Ricardo Eletro cria a segunda maior rede de lojas do Brasil – líder absolu...

Veja mais
Comércio já deu início à contratação de temporários para o Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães, em 8 de maio, lojistas e comerciantes já se preparam para lucrar muito....

Veja mais
Faltou dinheiro ou tempo? O jeito é comer na lanchonete...

O estilo de vida nas grandes cidades impõe, definitivamente, a mudança do hábito de fazer refei&cce...

Veja mais