Dona da GBarbosa avança no Nordeste

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Expansão. A chilena Cencosud, que comprou a rede sergipana em 2007 e se tornou a quarta maior rede supermercadista do Brasil, fechou ontem a aquisição da rede baiana Perini; em março, já havia adquirido os supermercados SuperFamília, do Ceará

 

A rede varejista chilena Cencosud deixou claro, ontem, que está interessada em continuar expandindo suas operações no Nordeste brasileiro. Dona da varejista GBarbosa desde 2007, a empresa anunciou a aquisição da Perini, principal rede de supermercados da Bahia com foco na classe A.

 

A negociação foi concluída no fim da tarde e envolveu as oito lojas da Perini em Salvador. O valor da venda ficou em US$ 27,7 milhões. Essa foi a segunda aquisição da Cencosud em menos de dois meses: no dia 17 de março, a rede chilena concluiu a compra da cearense Super Família, por US$ 33,1 milhões. O investimento englobou as quatro lojas e a Central de Distribuição que a rede tem em Fortaleza.

 

A Cencosud começou a atuar no Brasil em 2007, com a aquisição da rede GBarbosa por US$ 430 milhões. Com essa compra, os chilenos já chegaram ao País como quarta maior rede varejista, atrás de Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart. A rede, com sede em Sergipe, tem 29 supermercados, um atacado, 45 farmácias e 25 lojas Eletro Show - unidades pequenas, em que os clientes escolhem eletrodomésticos e eletroeletrônicos em mostruário e podem fazer a compra pela web. A rede atua também na Bahia e em Alagoas.

 

Logo depois de ter comprado a GBarbosa, o grupo chileno adquiriu a Mercantil Rodrigues, com atuação no mercado atacadista nas cidades de Salvador e Feira de Santana (BA). O valor da negociação não foi divulgado.

 

"As aquisições são uma questão de oportunidade", diz o presidente da GBarbosa, Silvio Pedra. "A Cencosud entrou no Brasil pelo Nordeste e estamos muito felizes e confiantes com os resultados obtidos."

 

Para o consultor em varejo Eugênio Foganholo, a operação demonstra o apetite da empresa chilena pelo mercado brasileiro. "A estratégia deles tem sido comprar empresas bem estabelecidas e ter um portfólio de bandeiras diferenciado", disse.

 

Marcas. Um detalhe comum nas operações da Cencosud é a aquisição de marcas regionalmente fortes e de tradição. Todas elas foram mantidas, o que tornou rápida a assimilação pelos consumidores e consolidou a atuação no Nordeste, região do País com maior crescimento no varejo nos últimos anos.

 

A Perini, por exemplo, foi criada em 1964 e tem mil funcionários. A rede, fundada a partir de uma padaria pelo espanhol José Faro Rua, o Pepe Faro, ganhou destaque por ser a primeira a introduzir, em Salvador, alimentos e bebidas importadas que só eram encontrados em centros como São Paulo e Rio. Hoje, alguns são de importação própria.

 

"Estamos entrando em um novo segmento no Brasil, o dos supermercados premium", diz Pedra, ressaltando que a rede opera com lojas do gênero nos outros países nos quais atua - Argentina, Peru e Colômbia, além do Chile. O executivo também anunciou a inauguração de mais uma loja da rede na Bahiaem Lauro de Freitas - a primeira fora de Salvador.

 

Nos cinco países em que tem operações, a Cencosud emprega 100 mil funcionários e tem planos de investimento de US$ 700 milhões este ano. O grupo lidera o mercado varejista peruano, com a rede Wong, e briga pela liderança no Chile (com as bandeiras Jumbo e Santa Isabel) e na Argentina (com Jumbo e Disco).

 

Segundo Foganholo, o Chile é o país em que as empresas varejistas mais partem para o exterior. "O mercado concentrado gerou empresas muito fortes, que precisam procurar negócios em outros países para crescer", disse.

 

Com o crescimento da classe C e um processo de distribuição de renda, a região Nordeste tornou-se um alvo interessante para a Cencosud. "São operações que exigem escala e isso atraiu o grupo chileno, que tem uma característica agressiva de atuação", disse Cláudio Felisoni, coordenador do Programa de Administração de Varejo da USP.

 

PARA LEMBRAR

 

Com planos de se tornar "o varejista mais lucrativo e de maior prestígio da América Latina", a chilena Cencosud chegou ao Brasil em 2007, desbancando Carrefour e Pão de Açúcar, que também tinham interesse em adquirir a rede GBarbosa, com sede em Sergipe.

 

A Cencosud pagou US$ 430 milhões ao fundo de investimentos americano Acon Investments, que controlava a rede nordestina. O valor era a soma da compra integral da GBarbosa, por US$ 380 milhões à vista, mais uma dívida de US$ 50 milhões. Com a aquisição, o grupo chileno suspendeu o processo de abertura de capital da GBarbosa, iniciado na Bovespa. Fazer uma oferta de ações (IPO) da rede de supermercados era a segunda opção estratégica do Acon, caso não conseguisse o preço desejado pela GBarbosa.

 

Veículo: O Estado de São Paulo


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