Kraft, Coca e Tetra Pak também têm campanhas para transformar lixo

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PepsiCo, Kraft, Coca-Cola e Tetra Pak estão comprando de volta embalagens usadas pelo consumidor. A ideia, nova no Brasil, já existe há quase uma década nos Estados Unidos, onde fica a sede da Terracycle, especializada em comprar de volta saquinhos, garrafas, frascos e até rolhas. "Atuamos há oito anos nos Estados Unidos e chegamos ao Brasil há oito meses, por meio da PepsiCo, que é nossa parceira nos EUA", diz Guilherme Brammer, presidente da Terracycle Brasil.

 

A Terracycle, afirma Brammer, não é uma ONG, mas sim uma empresa cujo negócio é fazer parcerias com fabricantes de bens de consumo e ser o intermediário na compra das embalagens de seus consumidores depois do uso. O sistema funciona assim: primeiro, a Terracycle e as companhias firmam um acordo. A PepsiCo, por exemplo, fez a parceria para recolher embalagens de batatas Ruffles. O consumidor se cadastra no portal da Terracycle e guarda os saquinhos em vez de jogá-los fora. Quando atinge uma certa quantidade, a Terracycle envia uma caixa para que o volume seja remetido, sem custos. "Na verdade, o consumidor recebe R$ 0,02 centavos por embalagem, revertidos para entidades assistenciais", diz Brammer.

 

A doação é auditada pela Terracycle e pela parceira, que banca o custo da coleta. Os R$ 0,02 são pagos pela Terracycle. Parte desse dinheiro vem das empresas parceiras. A outra parte é da própria Terracycle, que usa as embalagens na confecção de produtos, que vende em seguida. Nos cinco primeiros meses da empresa no país, foram recolhidos 200 mil saquinhos de Ruffles, transformados em 7 mil itens, como bolsas e mochilas.

 

"Aí entram os varejistas parceiros, como o Walmart", explica Brammer. Esse varejista se encarrega de vender a produção em troca de uma participação. No caso das bolsas e mochilas Ruffles, toda produção já foi vendida, a um custo que variava de R$ 20 a R$ 40 por ítem. As entidades que confeccionam os produtos ficam com outra parte das vendas. O restante vai para a companhia, que este ano espera faturar US$ 15 milhões nos EUA, Canadá, México e Brasil. "A filial brasileira deverá responder por 10% desse resultado", diz ele. Nos Estados Unidos, dezenas de grandes companhias como Mars e Starbucks são parceiras da Terracycle.

 

A Kraft - outra empresa parceira da Terracycle nos Estados Unidos - também se juntou a filial nacional para coletar embalagens de Tang. "Estamos fazendo a divulgação desse projeto pela TV, internet, rádio e mídia exterior", diz Leonardo Tonini, gerente de marketing de Tang. Outras empresas, segundo Brammer, devem anunciar em breve parceria com a Terracycle.

 

Outras empresas, como a Coca-Cola e a Tetra Pak também estão comprando de volta embalagens do consumidor, mas por meio de um projeto próprio, com participação do Instituto Akatu. Desde o início de abril, os consumidores da capital paulista que levarem embalagens Tetra Pak de sucos Del Valle a dez lojas do Carrefour têm R$ 0,30 de desconto na compra de outro suco. As embalagens são doadas a cooperativas de catadores. A troca pelo desconto, segundo a companhia, "reforça para o público o valor das embalagens no retorno à cadeia produtiva".

 

Veículo: Valor Econômico

 


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