Indústria têxtil brasileira define países-alvo para exportação

Leia em 1min 40s

A indústria têxtil brasileira fez uma lista de 13 países que serão alvo de exportação nos próximos dois anos. China, Austrália e Grécia são os potenciais novos mercados do setor.

 

Para incentivar as vendas de produtos têxteis para esses e outros dez países (Colômbia, México, Argentina, Angola, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália e Emirados Árabes), a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) assina hoje convênio de dois anos com a Apex-Brasil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

 

Para a China, as indústrias brasileiras exportarão produtos de maior valor agregado, para público de alto poder aquisitivo. Para a Austrália, a venda se concentra em roupas infantis e, para a Grécia, em artigos de cama, mesa e banho e linha praia.

 

"Estamos nos preparando para elevar a participação do Brasil, que é menor do que 1%, no comércio têxtil mundial", diz Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Abit. O convênio envolve o valor de R$ 44 milhões, divididos entre empresários e governo para bancar participação de profissionais em feiras e eventos.

 

As 518 empresas que fazem parte do programa Texbrasil (de exportação de moda brasileira) deverão exportar cerca de US$ 460 milhões neste ano -5% mais do que em 2009.

 

A indústria também se prepara para vender mais no Brasil. O consumo anual no país de fibras, usadas na produção de roupas, artigos de decoração e outros, por habitante é de 11 quilos. "Por muitos anos o consumo ficou entre 9 quilos e 10 quilos. Se o setor crescer 6%, o consumo de fibras vai superar 11 quilos ao ano por habitante."

 

Os empresários se animam com pesquisa da A.T. Kearney, que, pela segunda vez, coloca o Brasil como país mais promissor para investimentos do varejo mundial de vestuário. A pesquisa considera tamanho de mercado, perspectiva de crescimento e gasto por habitante.

 

Veículo: Folha de São Paulo


Veja também

Vanish investe R$ 18 milhões em campanha

Com novo apelo - "2 X mais poderoso na remoção de manchas" - Vanish, marca do segmento de alvejantes sem c...

Veja mais
Feijão, carne e leite disparam em abril na região

Enquanto os preços das hortaliças estão com tendência de queda, devido à proximidade d...

Veja mais
Anatel limita torpedos publicitários de operadoras

Medida não abrange mensagens enviadas por empresas de outros segmentosUma nova regra da Agência Nacional de...

Veja mais
Carrefour lança linha de produtos baby e pet e amplia o sortimento de marcas próprias

Rede lidera o setor no País, com mais de 1.400 itens em dez categorias de produtos.   O Carrefour, que j&a...

Veja mais
Natura fecha primeiro trimestre do ano com crescimento de 21,7% em sua receita líquida consolidada

A Natura Cosméticos S/A, maior fabricante brasileira de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria, e tamb&e...

Veja mais
Carrefour está próximo de acordo com varejista indiana Future, dizem fontes

A afirmação foi feita após o jornal indiano The Mint informar que o grupo vai abrir franquias do Ca...

Veja mais
Leite já aumentou 13,6% este ano

Entressafra fez preço subir bem mais que a inflação, que acumula uma alta de 2,09%   O pauli...

Veja mais
Preço do etanol cai 4,26% nos postos do Estado de SP

Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros recuaram 4,26% no Estado de São Paulo, cus...

Veja mais
Medicamentos fora do padrão colocam consumidores em risco

EUA determinam recolhimento do Tylenol infantil; não é a primeira vez que a J&J faz recall   No...

Veja mais