O desafio de atender novos clientes...

Leia em 2min 40s

... sem abandonar os antigos. Compras por celular vão conviver com as gôndolas

 

As redes de supermercados estão correndo para se adaptar aos novos hábitos de consumo. Garantir mudanças que são — ou serão — muito valorizadas pelos clientes pode ser, em muitos casos, uma questão de sobrevivência, além de render bons frutos para as empresas.

 

O Grupo Pão de Açúcar abraçou o desafio de atender às novas necessidades dos consumidores, sem deixar osantigosde lado.Mas não se trata de um trabalho simples. Para atender os diferentes interesses do público, por exemplo, as indústrias lançam novos produtos, o que acaba inchando as gôndolas.Osnovos entrammas nem sempre os antigos podem sair. “Nosso desafio é equilibrar isso no espaço das lojas, que não vai crescer”, afirma Patrícia Contesini, gerente de mercado consumidor da rede varejista.

 

Um modo de aumentar a atratividade da loja é levá-la o mais perto possível do consumidor. E não se trata de umnovo portal de internet.OPão deAçúcar vai lançar um aplicativo para compras online direto no celular. “A relação com o consumidor será cada vez mais multiformato, temos de estar prontos para atender onde ele estiver”, afirma.Paralelamente, o grupo não deixa de lado o cliente tradicional, ainda não adepto às novas tecnologias.

 

Patrícia afirma que o trabalho das empresas agora é ouvir o consumidor, planejar mudanças e voltar a ouvir de novo, para que ninguém fique de fora das inovações.

 

Produtos customizados
Beth Furtado, autora do livro Desejos Contemporâneos e sóciadiretora da Alia Consultoria de Marketing, afirma que as empresas têm um papel importante na mudança de comportamento das pessoas. “Vivemosumperíodo de interdependência , o que nos é apresentado nos modifica e isso faz com que passemos a exigir mudançasnas corporações.”

 

O Walmart tem desenvolvido um trabalho de sustentabilidade de olho nos clientes do futuro. Uma estratégia que tem um motivo simples, afirma Christiane Urioste, diretora de sustentabilidade doWalmart: “É bompara os negócios”, diz. “A geração futura será muito mais crítica, porque hoje é educada dentro de conceitos de sustentabilidade. Ela é ciente de que os recursos naturais são finitos”, diz Christiane. Ela acredita que o consumidor de hoje tambémvaloriza as ações de sustentabilidade.Nesta semana, o Walmart Brasil suspendeu a venda de termômetros de mercúrio emtodas as suas 263 farmácias no país, e passou a oferecer um preço mais acessível ao produto digital (R$ 9,98). O mercúrio é um produto considerado altamente nocivo ao meio ambiente.

 

A rede de supermercados também quer lideraruma corrida contra as sacolas plásticas e se propôs a educar o cliente a respeito. O programa iniciado em 2008, e que hoje chega a 300 lojas, oferece aos clientes que não utilizam as sacolas descontos na compra de produtos. A empresa divide o número de itens comprados por cinco emultiplica por R$ 0,3 (valor de cada sacola). Os clientes ganharamR$ 700mil em descontos dessa forma.

 

As ações do Walmart também devem render bons resultados para a Kimberly-Clark, que desenvolveu o Neve Naturalli especialmente para a rede.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Kimberly-Clark amplia linha de produtos sustentáveis

“A geração futura será muito mais crítica porque hoje é educada dentro dos conc...

Veja mais
Consumidor será mais exigente e ambientalista

Potencial de consumo pode chegar a R$ 5,4 trilhões, ou 170% a mais no Brasil, segundo a consultoria Macroplan &n...

Veja mais
Copa do Mundo aquece as vendas de TV na região

Na Coop, vendas crescem 110%, ante 35% no Carrefour e 40% no Walmart   A Copa do Mundo está alavancando as...

Veja mais
Marisa abre primeira loja na Avenida Paulista

Somando 230 unidades no Brasil, a 29ª unidade da rede varejista Marisa na capital paulista, aberta ontem, chega no ...

Veja mais
Marabraz faz promoção de móveis em maio

A rede Lojas Marabraz promete vender móveis para toda a casa com 90% de desconto. O intuito é, além...

Veja mais
Carrefour busca parceiros para entrar na Índia

Vice-líder no setor supermercadista brasileiro, atrás somente do Grupo Pão de Açúcar ...

Veja mais
Shopping centers do País têm salto nos investimentos

Enquanto no mercado norte-americano pode correr uma forte concentração no setor de shopping centers com um...

Veja mais
Farmacêuticas Pfizer e Merck têm previsão de crescer no longo prazo

A Pfizer e Merck, as duas maiores farmacêuticas do mundo, mantiveram suas previsões de lucro no longo prazo...

Veja mais
Karsten compra a Trussardi e planeja novas aquisições

Com o objetivo de ampliar a sua atuação no mercado de luxo, a Karsten acaba de comprar   a Truss...

Veja mais