A empresa de consumo Hypermarcas fechou o primeiro trimestre do ano com lucro líquido de R$ 62,1 milhões, o que significa uma queda de 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O ganho menor decorreu, principalmente, de alterações nas normas contábeis e da variação cambial no período. Segundo a companhia, mudanças referentes ao reconhecimento de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), válidas desde o terceiro trimestre de 2009, causaram impacto negativo de R$ 38,7 milhões no resultado deste começo de ano. Já a despesa financeira subiu 118% até março.
A receita líquida da Hypermarcas alcançou R$ 656,8 milhões no trimestre, com crescimento de 71%, sendo 25% provenientes de expansão orgânica e 46% das aquisições realizadas em 2009. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (lajida) foi de R$ 178,8 milhões, alta de 75%.
A companhia destaca que o avanço dos negócios tem se acelerado nos últimos trimestres, por conta das compras estratégias e do aquecimento do mercado de varejo, contribuindo para maior aceitação dos produtos lançados.
A Hypermarcas também se beneficiou, no trimestre, do fato de clientes da área de medicamentos terem antecipado a formação de estoques, devido à expectativa de aumento de preços.
Neste ano, a Hypermarcas já fez quatro aquisições, ainda não incorporadas aos resultados. São elas: a fabricante de fraldas Sapeka, as empresas de higiene York e Facility e a Luper Farmacêutica.
Veículo: Valor Econômico