3 Corações prevê crescimento orgânico e também por aquisições

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Pedro Lima, sócio e presidente do Grupo Santa Clara, uma das maiores companhias de café do Brasil, disse ontem que a empresa pretende trabalhar em duas frentes a partir de agora: "crescer organicamente e também por meio de aquisições."

 

Lima fez essa consideração ao comentar os próximos passos da empresa, depois de ter anunciado ontem mudança estratégica de nome, passando a se chamar 3 Corações SA, em mais uma etapa no processo de atuação nacional.

 

Conforme Lima, a ideia é de fortalecimento nacional. A mais recente iniciativa do grupo ocorreu há um ano, recordou o empresário, com a aquisição do Café Letícia - líder de mercado no norte de Minas.

 

Ele explicou o segmento de industrialização de café no Brasil apresenta muitas oportunidades. De acordo com o empresário, 50% do consumo de café no País está nas mãos de dez empresas. A outra metade é distribuída por cerca de 200 torrefadoras. "O mercado ainda é muito pulverizado", declarou.

 

Pedro Lima comentou que há dois anos a companhia vinha realizando estudos de arquitetura de marca, em parceria com a consultoria Thymus Branding. Um dos principais problemas com a marca Santa Clara, líder no setor de café do Norte e Nordeste, era que o registro em alguns estados era complicado por causa de empresas com o mesmo nome, "às vezes até mais antigas".

 

Nesse contexto, 3 Corações mostrou-se de maior potencial e de melhor custo-benefício como marca nacional forte. "Juntamos tudo em um só guarda-chuva, para fortalecer a marca. Além disso, promovemos uma modernização em termos de entidade corporativa, mantendo os mesmos princípios."

 

O empresário disse, ainda, que o grupo se mantém firme no mercado de exportação de café em grão verde. Segundo ele, o mercado de café está equilibrado, sem demanda extraordinária. A 3 Corações exporta para cerca de 30 países e este ano o volume previsto é de 900 mil sacas de 60 quilos - volume semelhante ao do ano passado.

 

Pedro Lima destacou os resultados do refresco em pó Frisco, cuja marca foi comprada no ano passado da Unilever. "Resgatamos a marca que estava adormecida", disse. Ele estima que a produção do refresco esteja em 400 toneladas por mês.

 

O grupo 3 Corações é líder no norte e no nordeste do País com a marca Santa Clara. É também líder em Minas Gerais com a marca 3 Corações. No Rio e em São Paulo ocupa a segunda posição com os cafés Pimpinela e Três Corações. No ano passado, o grupo faturou R$ 1,45 bilhão.

 

Veículo: DCI


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