Empresa mineira prevê a abertura de três lojas em 2010.
Presente no mercado mineiro há 53 anos, o Comércio e Distribuição Sales Ltda (Supermercado Sales) vai inaugurar hoje, em Muriaé, na Zona da Mata mineira, uma loja com 8,6 mil metros quadrados de área construída, 2,6 metros quadrados de área de vendas, 17 checkouts e mais de 170 vagas de estacionamento. Foram investidos, com recursos próprios, R$ 9 milhões.
Essa unidade, segundo o diretor-presidente da rede, José Eduardo Almeida, substitui a anterior, já existente no munícipio, e que será desativada. "Trata-se do primeiro estabelecimento de Muriaé e da região realmente projetado nos padrões de um grande supermercado", explicou.
A rede Sales conta com 12 lojas em Minas Gerais, a maioria delas está presente na Zona da Mata, em municípios como Barbacena (2), Conselheiro Lafaiete (1), Carandaí (1), Santos Dumont (1), São João del-Rei (3), Ubá (1) e Muriaé (1). As demais estão na Capital e em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Hoje, a rede gera 1,580 empregos diretos. Desse total, 180 na loja de Muriaé.
Retomada - Há quatro anos sem inaugurar lojas, a rede Sales retoma agora o projeto de expansão da empresa, o qual prevê, até o final de 2010, a abertura de outros dois estabelecimentos na Zona da Mata.
"A meta para o fechamento do ano irá garantir a geração de, pelo menos, 240 postos de trabalho. Com os investimentos, estimamos crescer 35,67% em 2010 sobre 2009", disse o diretor-presidente da rede, José Eduardo Almeida. Se a expansão prevista for confirmada, o faturamento da rede Sales saltará de R$ 199 milhões em 2009, para R$ 270 milhões neste ano.
Segundo Almeida, os negócios já começam a retomar os patamares pré-crise. No primeiro quadrimestre deste ano, a empresa registrou incremento de 20% nas vendas ante o mesmo período de 2009. Para o diretor-presidente, um grande avanço para o supermercado que sentiu fortes abalos com a crise econômica.
"A rede foi afetada pela crise. Para se ter uma ideia, registramos crescimento médio de apenas 5% no primeiro semestre de 2009 ante igual período de 2008. Fechamos o ano com um incremento de 10% ante 2008, número inferior ao esperado para a época. Ainda assim, não demitimos."
Estratégia - O mercado-alvo para o Sales é a Zona da Mata mas, de acordo com Almeida, a presença em Belo Horizonte desde 2004 e em Contagem (RMBH) desde 2005 é altamente estratégica. Apesar de considerar que a concorrência no local é predatória, o diretor-presidente acredita que o atendimento diferenciado garante ao Sales um público fiel, em sua maioria das classes B e C.
Para a nova loja em Muriaé, a rede investiu em gôndolas e equipamentos atualizados em relação aos concorrentes do mercado. Além disso, o supermercado terá um espaço reservado onde funcionará uma pizzaria à noite e uma agência bancária, serviços que, segundo Almeida, proporcionarão conforto e conveniência para os clientes.
Veículo: Diário do Comércio - MG