Atento ao crescimento do poder de compra do consumidor brasileiro e com base em testes que comprovaram o bom nível de aceitação de produtos com maior valor agregado, o Carrefour aderiu a novo segmento de mercado de marca própria com o lançamento da marca Jardim & Deco, cujo portfólio é composto de 80 itens em móveis de jardim, varanda e piscina. A expectativa é de que a novidade incremente em 40% as vendas nesse nicho de negócios dos hipermercados da rede varejista.
Segundo o diretor de Desenvolvimento de Vendas Bazar do Carrefour Brasil, Anderson Araújo de Paiva, nos últimos três anos, o mercado de móveis de exterior cresceu muito no Brasil. "Nesse período mudamos de estratégia para atender à demanda dos consumidores. Introduzimos produtos de madeira, bambu e alumínio à linha de móveis de jardim e piscina que antes era composta de peças de plástico. Deu muito certo essa oferta de produtos de maior valor agregado", afirmou Paiva, ao explicar os fatores que mais contribuíram para a decisão de lançar a marca própria no segmento.
Trabalhando com consumidores da classe A, o Carrefour acompanhou a chegada às compras de móveis de exterior do público B e C, segmentos considerados os principais alvos nessa investida da rede em produtos da marca Jardim & Deco.
"Com mais facilidade de crédito e melhoria no nível de renda esses consumidores têm buscado mais o tipo de produto que estamos oferecendo. Temos expectativas positivas em relação à demanda do segmento de mercado", disse o executivo.
Fornecedores. Segundo Paiva, o Carrefour buscafornecedores de peças de madeira certificada no mercado brasileiro, embora tenha empreendido esforços na Ásia para suprir a demanda de produtos confeccionados com outras matérias-primas.
Os preços, segundo Paiva, são competitivos em relação aos praticados em nível nacional e variam de R$ 60 (cadeiras individuais) a R$ 2,4 mil (conjunto de sofás). "Temos conjuntos de sofás com quatro peças que vendemos por R$ 2,4 mil enquanto modelos semelhantes no mercado especializado custam R$ 3,5 mil", explicou.
O Brasil é o terceiro país do grupo a ingressar no mercado de marca própria para móveis de jardim, além da Colômbia e Argentina. No País, a rede varejista comercializará peças como sofás, mesas, cadeiras, carrinho-bar, ombrelone suspenso, além de bancos e banquetas. O novo portfólio representa aumento de 30% no sortimento e estará à venda em 26 hipermercados, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
"Estamos atentos às tendências de cores e design para oferecer produtos atraentes e inovadores, que serão sempre renovados", ressaltou o diretor.
Líder no segmento de marca própria no Brasil, com 14,3 mil produtos, entre as categorias alimentar e não-alimentar, a perspectiva do Carrefour é de ampliar a liderança com as inovações trazidas ao consumidor brasileiro.
Na área de alimentos, a empresa tem as marcas Carrefour, Viver e Garantia de Origem. Para não-alimentos, as marcas próprias são voltadas aos segmentos de produtos eletrônicos, automotivos, vestuário, cama, mesa, banho, utilidades domésticas, decoração e pet.
Há 33 anos no Brasil, o grupo tem 770 unidades em 17 estados, em diversos formatos de lojas e oferta de serviços que incluem postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, entre outros. O grupo tem no País 58 mil funcionários.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ