Sovena, detentora da marca Andorinha no Brasil, torna-se a empresa com o maior olival do mundo

Leia em 4min 30s

Detentor da marca Andorinha no Brasil, a Sovena, grupo português posicionado como o 2º maior player de azeite do mundo, anuncia uma importante conquista que impulsionará o mercado de azeites e toda sua produção.

 

A Elaia, controlada em partes iguais pela Sovena e a Sociedade Capital de Risco Atitlan Alpha SCR, acaba de tornar-se a empresa detentora do maior olival do mundo. Ao adquirir novos 5,2 mil hectares entre área bruta e plantada em Portugal, o grupo soma agora um total de 9,7 mil hectares em 57 propriedades distribuídas em 7 pólos no país. O olival foi adquirido do Grupo SOS e a operação assessorada pelo Espírito Santo Investment.

 

Batizado como `Projecto Terra`, todo o investimento relacionado a aquisição das terras engloba também a utilização de modernas técnicas de plantio, que contempla o sistema de regagem `gota a gota`, plantação de oliveiras de primeira qualidade e maquinário adequado para garantir a máxima produtividade e qualidade do produto final, respeitando todas as novas normas ambientais.

 

O investimento da empresa se traduz no compromisso em manter a qualidade de um azeite que é referência em exportação por seu cultivo e produção em terras portuguesas. Dentro da estratégia de alcançar a liderança do mercado, no início deste ano a empresa apresentou ao mundo o projeto de seu novo lagar, que revitalizará e modernizará os processos de produção dentro dos olivais.

 

Desde a plantação até a extração do azeite derivado das azeitonas, a Sovena trabalha para oferecer um azeite na sua mais pura essência dentro de um processo inovador e altamente sustentável, reduzindo o mínimo possível o impacto ao meio-ambiente.

 

Todos os nossos investimentos na aquisição dos olivais e a construção da nova geração de lagares proporcionam um maio controle sobre o processo de produção do azeite. Quem sai ganhando com isto é o consumidor brasileiro, que leva para casa o azeite Andorinha com muito melhor qualidade. E para a Sovena, acreditamos na força das nossas ações para alcançar nosso objetivo de conquistar a liderança no segmento mundial de azeites, afirma Nuno Miranda, gestor de mercado da Sovena para América Latina.

 

Composta por mais de 1.100 colaboradores em todo mundo, a empresa fechou 2009 com faturamento aproximado de 800 milhões de euros. Atualmente está presente em três continentes e exporta para mais de 70 países. No Brasil, o grupo está presente desde 2004 quando adquiriu a quase centenária e tradicional marca de azeites Andorinha

 

Perfil- A Atitlan Alpha SCR, sociedade de capital de risco que detém 50% da Elaia, foi fundada em 2006, data em que converteu-se em uma referência no setor de bens de consumo, alimentação e distribuição.

 

Perfil- O Sovena Group é detido a 100% pelo Grupo Nutrinveste, uma holding familiar portuguesa, que detém interesses na área agroalimentar. Atualmente, o Sovena Group é o 2º maior player de azeite em todo mundo: está presente em três continentes e comercializa para mais de 70 países.

 

Com cerca de 1.100 colaboradores e oito fábricas em todo o mundo, o grupo fatura mais de 800 milhões de euros, movimenta mais de 160 mil toneladas de azeite e mais de 500 mil toneladas de óleo. Como resultado da sua ambiciosa estratégia, dois terços das vendas do Sovena Group já são feitas fora de Portugal. Em apenas dez anos o Grupo tornou-se umas das principais empresas em nível mundial com representações na Espanha, EUA, Brasil, Angola, Tunísia e Marrocos.

 

O Sovena Group é constituído por quatro áreas de negócio relacionadas entre si: Sovena Agriculture, braço do Sovena Group para a área agrícola, é responsável pela exploração do olival das suas quintas e herdades e tem por objetivo ser um dos maiores projetos de olival, atingindo um total de 10 mil hectares até 2011.

 

A Sovena Oilseeds, área que se dedica à compra e venda de sementes oleaginosas, detém a maior refinaria independente na Europa. Sua localização portuária privilegiada, no estuário do rio Tejo, confere vantagens logísticas e econômicas de escalas importantes para a competitividade do negócio ao permitir operar navios de grande capacidade a custos bastante competitivos.

 

A Sovena Consumer Goods é a área de negócio do Grupo mais conhecida pelo consumidor final, pois detém e comercializa marcas de referência dos mercados onde está presente. Para o mercado português, o azeite Oliveira da Serra ou o óleo Fula são algumas das marcas comercializadas. No Brasil, atua com a marca de azeites Andorinha. Nos EUA, a Sovena Consumer Goods USA conta com parcerias como Wal-Mart, Ahold, Heinz ou a US Food Service, comercializando também marcas como Gem, Bellezza, Puglia e Castello, entre outras. Em terras espanholas, o grupo é o parceiro preferencial da Mercadona para toda a categoria de óleos alimentares e azeites.

 

A Sovena Biodiesel detém uma fábrica de extração de sementes oleaginosas que permite a produção de biocombustível. A entrada da Sovena neste negócio contribui para a criação de valor ao Grupo e ao cumprimento dos objetivos nacionais de redução de emissões de gases com efeitos de estufa.

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Ajinomoto inova mercado de sopas com ‘VONO® à Sua Maneira’

VONO®, marca líder em sopas individuais da Ajinomoto, leva ao mercado mais um grande lançamento: &lsqu...

Veja mais
Lojas já fazem ofertas de TV para a Copa

Já começou a contagem regressiva para a Copa do Mundo. De olho nos fanáticos por futebol, as redes ...

Veja mais
Projetos pedem mais informação ao cliente

Iniciativas do Legislativo buscam a identificação correta dos produtos em rótulos e etiquetas. &nb...

Veja mais
Lojistas esperam boas vendas no Dia dos Namorados

Da Redação - A proximidade do Dia dos Namorados está deixando os comerciantes ainda mais otimistas,...

Veja mais
Emprego formal bate recorde no País

Nos primeiros 4 meses, saldo entre contratações e demissões foi de 962 mil; só em abril, 305...

Veja mais
Audiência pública na Câmara discute produção de leite no país

O ministro da agricultura,  Wagner Rossi, o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desen...

Veja mais
Exportações nacionais de couro têm crescimento

Vendas externas da indústria somaram US$ 555,95 milhões no primeiro quadrimestre, com alta de 80% em valor...

Veja mais
Fabricante do leite Nilza é posta à venda

A Indústria de Alimentos Nilza, que já foi líder no segmento de leite longa vida no Estado de S&ati...

Veja mais
Preço do leite deverá cair em Minas

Início da safra na região Sul do país aumenta a oferta no mercado e pressiona cotação...

Veja mais