Varejo de Manaus quer aumentar vendas em 6% no primeiro semestre

Leia em 3min 10s

Pesquisa de sondagem conjuntural do comércio varejista de Manaus elaborada pelo IFPEAM aponta que o faturamento bruto do comércio varejista de Manaus apresentou variação positiva de 4,08% no mês de março

 

Pesquisa de sondagem conjuntural do comércio varejista de Manaus elaborada pelo IFPEAM (Instituto Fecomercio de Pesquisas Empresariais do Amazonas) aponta que o faturamento bruto do comércio varejista de Manaus apresentou variação positiva de 4,08% no mês de março. Os dados também indicam o crescimento no número de vendas e no faturamento dos lojistas.




O nível de estoque também apresentou variação positiva de 7,55% em comparação com o mês de fevereiro, segundo os estudos. Ainda durante o mês de março, os pagamentos a vista representaram 57,4% das vendas do mês de março.

 

De acordo com o assessor econômico da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado do Amazonas), José Fernando Pereira da Silva, os números inspiram otimismo porque a atividade econômica amazonense atingiu um maior dinamismo. Outro fator importante para os resultados positivos é a sazonalidade que impulsiona o comércio em diferentes períodos.

 

A expectativa, por exemplo, é que os números de crescimento do comércio possam chegar a 6% até o fim do semestre, por conta da temporada do Dia dos Namorados, que também deve manter as vendas aquecidas por conta das habituais campanhas promocionais e das facilidades de pagamento oferecidas aos consumidores. Após o Dia dos Namorados, a data que impulsiona as vendas é o Dia dos Pais.

 

Na avaliação de Silva, a atividade comercial amazonense já pode ser considerada equivalente ao mês de setembro de 2008, período que antecedeu a crise econômica mundial. “De um modo geral, a economia local está voltando a sua normalidade, principalmente por conta do setor terciário, com o comércio e os demais serviços”, comentou.

 

Para o especialista, as vendas também estão registrando reflexo positivo porque as empresas estão mais preparadas para atender as necessidades do seu público alvo, com uma grande quantidade de produtos armazenados. “Dessa maneira, é possível repor os produtos conforme a demanda for aumentando”, destacou.

 

Segmento de materiais de construção puxa empregos para baixo em março

 

No que diz respeito à geração de empregos, os números não foram tão positivos para o setor. “Houve poucas contratações, mas isso é normal durante o início do ano, já que a geração de empregos é maior para as festas natalinas”, ponderou.

 

O segmento que apresentou variações negativas foi o de materiais de construção. A retração nas vendas foi de aproximadamente 12%. A gerente comercial da Obras e Serviços Materiais de Construção, Alice Magalhães, disse acreditar que as vendas não estavam tão aquecidas durante o primeiro trimestre por conta da prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). “Os consumidores foram deixando as compras de materiais de construção mais para a frente, priorizando outras compras e outros pagamentos. Dessa forma, a demanda pelos produtos foi pouca. Entretanto, as vendas devem melhorar com a proximidade do fim do ano, período em que muita gente aproveita para reformar a casa”, enfatizou.

 

Ainda de acordo com Alice, a expectativa é que as vendas desse ano possam ser até 20% superiores em comparação ao ano passado. “As condições de pagamento estão mais favoráveis para todas as classes, facilitando o acesso dos produtos por todos os públicos. Não é só mais a classe A que constrói ou reforma”, ressaltou.

 

A pesquisa do IFPEAM também apontou que o comércio automotivo também teve destaque nas vendas, registrando crescimento de 15,64%.

 

Veículo: Jornal do Commercio - AM


Veja também

Ferrovias precisam de R$ 40 bilhões em recursos

Sem investimentos, exportações poderão ser comprometidas   O Brasil precisa de investimentos...

Veja mais
Cade aprova compra da Medley pela Sanofi

Termo de Compromisso prevê que as empresas vendam medicamentos a outras companhias para evitar concentraç&a...

Veja mais
Pesquisadores da Embrapa discordam sobre liberação de arroz transgênico

Debate promovido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) revelou um racha na Empre...

Veja mais
Alimentos práticos são mais valorizados que os saudáveis

Pesquisa revela que brasileiro prioriza conveniência na hora de comprar comida   Pesquisa do Ibope divulga...

Veja mais
Cade julga hoje megafusão entre Sanofi-Aventis e Medley

Depois da medida cautelar que suspendeu, em junho do ano passado, a fusão entre a francesa Sanofi-Aventis e a fab...

Veja mais
Garrafa "ecológica" reduz custo do frete

Uma boa notícia na área de embalagens para o setor de bebidas: o lançamento das novas garrafas de v...

Veja mais
Marca de alimento pesará menos na decisão de compra

O perfil de consumo de alimentos dos brasileiros está mudando. A marca, que hoje é apontada por 59% dos co...

Veja mais
Varejista deve gerenciar consumidor, não gôndola

Ao fim das compras, a atendente de caixa é solícita ao perguntar: "Não encontrou algum produto em n...

Veja mais
Lucro do Walmart avança fora dos EUA

O Walmart, maior rede varejista do mundo, anunciou aumento de 10% no lucro de seu primeiro trimestre fiscal, beneficiado...

Veja mais