Drogarias crescem com novos formatos

Leia em 2min 30s

A briga entre farmácias e drogarias por espaço no mercado ganha novas estratégias. Enquanto algumas empresas do ramo lançam novos formatos para cativar o cliente, outras apostam em diversificar os produtos oferecidos. Este é o caso da Ultrafarma, que anunciou ontem a criação da "Ultrafarma Medicamentos Especiais". O objetivo será atender as necessidades de pacientes da oncologia e das pessoas que precisam de hormônios específicos, como o do crescimento. A sede do novo empreendimento estará localizada na Isaías Salomão, no bairro da Saúde, em São Paulo e a data prevista para a inauguração é o mês de maio.

 

"Nosso objetivo é levar conforto e praticidade àqueles que passam por dificuldades devido a uma doença ou tratamento agressivo. Vamos manter os moldes da Ultrafarma e oferecer medicamentos com valores competitivos", diz Sidney Oliveira, fundador e presidente da rede.

 

A Pague Menos, por sua vez, pretende ter um total de 115 lojas com áreas, denominadas Espaço VIP, exclusivas para venda de dermocosméticos e itens de perfumaria fina. Esse tipo de produto representa 10% das vendas de não-medicamentos da maior varejista do setor farmacêutico do País. "Temos hoje uma classe média ávida e carente por produtos de qualidade. A melhora da renda dos brasileiros é o fator que impulsiona a ampliação no número de Espaços VIP", diz o diretor de Expansão e Novos Negócios da Pague Menos, Carlos Henrique Queirós.

 

A Pague Menos abre, em maio, cinco novas lojas em Minas Gerais. A Farmácias Pague Menos estará agora em Montes Claros, Contagem e Araguari. Em Belo Horizonte, duas novas lojas também entram em funcionamento. "Minas Gerais está em nossa prioridade de expansão", afirma Deusmar Queirós, presidente da rede farmacêutica. Segundo previsões da empresa, até o final do ano serão abertas pelo menos 50 novas lojas, com investimento de R$ 50 milhões.

 

A nova empreitada da Pague Menos serve como resposta ao avanço dos supermercados na área de farmácias. Na última segunda-feira, o Carrefour, por exemplo, anunciou um novo conceito nas farmácias da rede, com foco em beleza e bem-estar. A ideia da rede francesa é conquistar principalmente o público feminino da classe C. Cada nova Drogaria Carrefour contará com um espaço exclusivo para itens e serviços de beleza, com consultores especializados, além de uma linha de produtos com mais de 2 mil itens. Para 2010, a previsão do Carrefour é inaugurar 20 drogarias com o novo conceito, além de revitalizar 20 outras.

 

Para Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), os investimentos dos supermercadistas para ganhar espaço não são algo temerário, pois a participação das lojas de bandeira dos supermercados ainda é pequena. "Eles ainda faturam cinco vezes menos do que os nossos associados", conta o executivo. O setor de Drogarias deve registrar crescimento próximo a 25% neste ano.

 

Veículo: DCI


Veja também

Posto vende gasolina a R$ 1,18 na capital paulista

A campanha do Movimento Endireita Brasil, para comemorar o Dia da Liberdade de Impostos e alertar sobre a grande quantid...

Veja mais
Walmart concentra três áreas em Porto Alegre

Como parte dos investimentos de R$ 100 milhões no Rio Grande do Sul em 2010, o Walmart transfere, a partir de 1&o...

Veja mais
Preços do feijão e leite têm forte alta

Valor do grão subiu 20,19%, puxado pela elevação de 34,85% no Sudeste.   Os preços do...

Veja mais
Preços do feijão e leite têm forte alta

Valor do grão subiu 20,19%, puxado pela elevação de 34,85% no Sudeste.   Os preços do...

Veja mais
Faturamento da indústria têxtil cresce em Minas

Empresas registraram uma expansão de até 30%.  As indústrias têxteis do Estado est&ati...

Veja mais
Fantástica cidade de chocolate

A mineira Extrema, na divisa com São Paulo, abriga a Kopenhagen e a Barry Callebaut   Com pouco mais de 2...

Veja mais
Diferença de até R$ 1 mil no mesmo modelo

Uma pesquisa do site BuscaPé, realizada com os dez modelos de televisores de tela plana mais procurados em abril ...

Veja mais
Dia sem impostos provoca filas para comprar gasolina

Consumidor abasteceu veículos com desconto de 53%, em protesto contra a alta carga tributária brasileira ...

Veja mais
Grupo Carrefour inaugura conceito de dermocosméticos para drogarias

Para alcançar também o público feminino da classe C, o Carrefour estreia um novo conceito nas droga...

Veja mais