Não medicamentos movimentam cerca de R$ 1bilhão de janeiro a março.
Dados coletados pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) revelam que a venda de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos nas maiores redes de farmácias do País ultrapassou R$ 1 bilhão no primeiro trimestre de 2010.
A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), entidade que congrega 28 redes do canal farma e mais de 3 mil lojas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O faturamento real desta categoria de produtos teve variação positiva de 15% em relação ao mesmo período de 2009. A participação dos não medicamentos no bolo total de R$ 3,83 bilhões foi de 28%.
"O consumidor sabe que encontra bons preços nas farmácias e drogarias, valoriza o acesso à variedade de produtos expostos e prefere a comodidade das lojas nas vizinhanças", justitica Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma. O dirigente lembra de pesquisa do Ibope de 2009 para reforçar sua tese.
Segundo levantamento realizado pelo Ibope em seis capitais (Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo) em setembro de 2009, 77% dos entrevistados aprovam a diversificação do mix de produtos nos estabelecimentos farmacêuticos brasileiros. "O resultado do trimestre confirma um hábito de consumo consagrado pela população e que, ao mesmo tempo, assegura a manutenção do comércio farmacêutico", complementa.
JAN/MAR 2010.......JAN/MAR 2009........Variação (%)
Vendas gerais....R$ 3.830.831.999.....R$ 3.167.665.281.......20,9%
Vendas de medicamentosR$ 2.747.263.365....R$ 2.270.586.002........20,9%
Não-medicamentos......R$ 1.088.669.237....R$ 945.109.776...........15,1%.
Fonte: Abrafarma e FIA-USP
Abrafarma - Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 28 maiores redes de farmácias do País, que contam com mais de 3.034 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 36% das vendas de medicamentos no País. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. [ www.abrafarma.com.br ou http://twitter.com/Abrafarma].
Veículo: Revista Fator Brasil