Mercados de Itu irão reduzir uso de sacolas plásticas

Leia em 1min 10s

Um acordo assinado ontem entre o Ministério Público Estadual e as redes de supermercados com lojas em Itu, a 98 km de São Paulo, deve reduzir em 50%, num prazo de dois anos, o consumo de sacolas plásticas no município.

 

O promotor de Justiça e do Meio Ambiente, Amauri Arfelli, acredita que, se o compromisso for cumprido, cerca de 60 milhões de sacolas plásticas deixarão de ir para o lixo todo ano na cidade. De acordo com a prefeitura, o plástico das sacolinhas é uma das principais causas do entupimento das redes pluviais e de esgoto, responsáveis por inundações na área urbana. O acordo fixa como metas uma redução de 30% no consumo em 12 meses e de 50% em 24 meses. A forma de atingir esses objetivos fica a critério de cada estabelecimento.

 

A loja do grupo Pão de Açúcar na cidade passou a oferecer caixas de papelão e sacolas retornáveis para o consumidor acomodar as compras.

 

Pequenos supermercados criaram um sistema de bônus para os não usuários de sacolas plásticas, que podem ser trocados por mercadorias. Hoje e amanhã, por exemplo, nenhum estabelecimento usará sacolas plásticas. Alunos da rede municipal estarão nas lojas para ajudar o consumidor a acomodar as compras em caixas de papelão ou sacolas retornáveis.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Aço deixa carro e geladeira mais caros

Aumento no preço do minério e economia aquecida provocam repasse de custos da indústria para o cons...

Veja mais
Marca própria ganha mais espaço na estratégia do varejo

Walmart resolve unificar as marcas resultantes das aquisições de outras redes e quer ampliar vendas em 20%...

Veja mais
Fábricas de linha branca freiam produção

Produtores de linha branca sentem a queda nas vendas e empresas concedem férias coletivas para os empregados para...

Veja mais
Citros gaúchos conquistam Mercado canadense

Rosário do Sul colhe os frutos da aposta feita no setor   É em solo dominado pela produç&ati...

Veja mais
Mais com menos

A Nestlé está revelando sua economia nos últimos 11 anos (1998-2010). O aumento significativo da pr...

Veja mais
A Topper é a bola da vez na Alpargatas

O executivo Márcio Utsch, que comanda a Alpargatas desde 2003, tem um desafio e tanto pela frente: replicar at&ea...

Veja mais
Às vésperas da Copa, venda de TV dispara

Redes varejistas registram aumento de até 100% na venda de televisores em relação a 2009, impulsion...

Veja mais
A privatização reconhecida

Entre 2000 e 2008, os investimentos realizados pelas concessionárias de ferrovias atingiram R$ 14,6 bilhõe...

Veja mais
Barry quer liderar mercado

A Barry Callebaut, maior fabricante de chocolate bruto para indústria do mundo, quer ser a fabricante núme...

Veja mais