A Barry Callebaut, maior fabricante de chocolate bruto para indústria do mundo, quer ser a fabricante número um de chocolates no Brasil, segundo declarações de Juergen Steinemann, presidente mundial da companhia ao jornal suíço "Finanz und Wirtschaft". A empresa inaugurou ontem uma fábrica em Extrema (MG), sua primeira na América do Sul, para atender fabricantes de chocolate, sorvetes e confeitarias. A Nestlé é atualmente uma das líderes desse mercado. "Nossa meta é clara: liderar o mercado, como já fazemos na Europa", disse Steinemann.
"O Brasil e a América do Sul são os mercados consumidores de chocolate que mais crescem", disse Bertrand Remy, vice-presidente e gerente geral para a América do Sul da Barry Callebaut ao Valor. "Enquanto no resto do mundo o crescimento fica entre 0,5% e 1% ao ano, a previsão para o Brasil é de 4% anualmente, durante os próximos três anos", disse o executivo. O brasileiro, de acordo com Remy, consome em média 1,3 quilos de chocolate ao ano. Na França, são 5 quilos por habitantes ao ano.
Veículo: Valor Econômico