Rede varejista inicia venda de itens produzidos por comunidades e cooperativas brasileiras, via internet.
A rede de supermercados Walmart Brasil lançou ontem, em São Paulo, o E-Commerce Solidário voltado à venda de itens de decoração e design produzidos por comunidades e cooperativas brasileiras, via internet (www.walmart.com.br). São 20 linhas de produtos, divididos em 100 itens, como blocos de anotações e acessórios para casa, todos feitos manualmente.
O vice-presidente-administrativo do Walmart, Carlos Fernandes, explicou que a meta é unir responsabilidade social com estratégia de competitividade. A previsão é de aumento de 100% nas vendas do canal em 2010 frente a 2009.
Para viabilizar o projeto, foi feita uma parceria com a Solidarium Comércio Justo que desenvolve e comercializa mercadorias de micro e pequenos produtores de baixa renda. Até agora, cerca de 550 empreendedores já foram beneficiados, com aumento médio de 45% nos ganhos mensais.
Com a parceria, 150 integrantes de 13 associações de produtores do Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais receberão uma antecipação de 50% do pagamento dos produtos após a confirmação do pedido no site da rede.
A Solidarium possui 201 lojas no País, com polos principais em São Paulo, Paraná e Pernambuco. Eles vendem a produção de 525 empreendedores. Mensalmente, são produzidas 41,4 mil peças. Em 2009, o aumento médio na renda foi de R$ 120.
Outras iniciativas – A Tok&Stok, rede de móveis e acessórios com 28 lojas no País, também tem parceria com Organizações Não-Governamentais (ONGs), como a que capacita adultos portadores de deficiência que produzem bonecos. A cadeia adquire mensalmente um lote das peças.
Veículo: Diário do Comércio - SP