Dia dos Namorados anima shoppings

Leia em 4min 30s

As expectativas otimistas de vendas para o Dia dos Namorados, a terceira data de maior vendagem dos shopping centers, têm um reforço este ano: a Copa do Mundo da África do Sul. Segundo pesquisa realizada pela Serasa Experian com empresários do comércio varejista, as projeções são de um aumento de 4,2% para a data este ano, na comparação com igual período do ano passado.

 

Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), porém, o aumento nas vendas ficará em 12% em relação ao mesmo período de 2009. Mas há shopping na capital paulista que projeta crescimento de até 30% do volume de vendas.

 

Na pesquisa feita pela Serasa, 25% dos empresários acreditam que o celular será o principal presente dos namorados. Outras apostas são roupas, sapatos e acessórios, apontados por 22% dos varejistas; perfumes e cosméticos, em seguida, com 19%; e chocolates e doces, que aparecem com 5% da preferência.

 

Segundo Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de Relações Institucionais da Alshop, a movimentação no fim de semana passado já foi superior à dos últimos meses. "As lojas estão todas decoradas de verde-e-amarelo. Se o namorado entrar para comprar uma blusa, com certeza será cativado pelo vendedor a acrescentar a suas compras algum produto alusivo ao mundial de futebol", afirma Silva.

 

Dentre os mais otimistas com a data está o grupo Bourbon Shopping, em São Paulo. Inaugurado há pouco mais de dois anos, prevê aumento acima de 30% das vendas, comparado a igual data de 2009, com circulação 20% maior de clientes. Para atingir sua meta, o empreendimento investe na promoção em que a cada R$ 650,00 em compras, o cliente tem direito a trocar suas notas fiscais por um par de ingressos do musical "Jekyll & Hyde -O Médico e o Monstro" clássico da Broadway. A previsão é ainda maior para os cinco empreendimentos do grupo localizados no Rio Grande do Sul, com estimativa de um aumento de 35% nas vendas com relação às do mesmo período do ano passado.

 

O Shopping Aricanduva, o maior centro de compras da América Latina, acredita no aumento de 10% no volume de vendas, expectativa essa bem superior à alcançada no ano passado, que foi de 4%, segundo Marcos Sérgio de Oliveira Novaes, superintendente do centro comercial.

 

Para motivar o consumidor a fazer compras, o empreendimento aposta na promoção feita em parceria com a Warner Bros., "Consumer Products", pela qual o cliente faz compras de um determinado valor e ganha um par de canecas exclusivas com os personagens Lola e Pernalonga. "A exemplo do Dia das Mães, creio que teremos um bom resultado neste período devido ao bom momento da economia. Acredito que o evento Copa do Mundo será um fator relevante nas vendas, mas o consumo está crescendo e a confiança na economia do País vem reforçar essa tese", explica Novaes.

 

O Grand Plaza Shopping, o maior centro de compras do Grande ABC e que recebe mensalmente público estimado em 1,3 milhão de pessoas, prevê aumento de 4% na soma de clientes e incremento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Para a data, este centro comercial desenvolveu, em parceria com os lojistas, um guia de compras com mais de 100 sugestões de presentes para o Dia dos Namorados.

 

Na Bahia, o Salvador Shopping eleva suas projeções de vendas para o Dia dos Namorados devido à proximidade dessa data com a da Copa do Mundo. É esperado incremento de até 20% nas vendas em relação à mesma data de 2009, e 30% a mais no volume de clientes que circularão pelo empreendimento. Para garantir o incremento nas vendas, o centro comercial pretende auxiliar seus clientes na busca do presente ideal para seu parceiro. O shopping lançou um encarte virtual com opções de presentes que podem ser escolhidos através do site do shopping, com as ofertas das lojas. O cliente faz a escolha do seu presente e encaminha a sugestão a seu namorado ou namorada.

 

O consumidor também poderá fazer essa consulta no próprio shopping, em um espaço equipado com computadores que permitem o acesso in loco ao site. Este local conta com a presença de promotores que poderão orientar a navegação do usuário. E o shopping promete premiar os primeiros 2.500 clientes que anteciparem suas compras por meio desse mecanismo, que estará em operação para a data.

 

Segundo o professor Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar), o Dia dos Namorados tem mostrado um grande potencial de vendas para o comércio porque "as ligações afetivas têm sido mais intensas", o que impulsiona o consumo de bens. "Esta ainda é a quarta principal data, no varejo geral, mas está cada vez mais próxima do Dia da Criança [hoje, a terceira melhor época de vendas para o comércio]", disse ele.

 

Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) o Dia dos Namorados trará 12% de aumento nas vendas em relação ao mesmo período de 2009. Há shoppings que projetam avanço de até 30%.

 


Veículo: DCI


Veja também

Aumento da TEC do trigo vai a debate na cadeia produtiva

O Ministério da Agricultura vai convocar na próxima semana a cadeia produtiva do trigo para discutir a pro...

Veja mais
C&A inaugura um novo modelo de loja

A rede de lojas de departamentos C&A lança um conceito de loja pioneiro no País, buscando facilitar a ...

Veja mais
Maersk vende supermercados do Reino Unido para o Walmart

A operadora marítima A.P. Moller-Maersk concordou em vender seu negócio de supermercados no Reino Unido pa...

Veja mais
Nestlé vai mudar o Alpino Fast

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e demais órgãos do Sistema Nacional de Def...

Veja mais
Walmart

O Walmart Brasil lançou sua linha de marca própria, que será vendida em todos os supermercados e hi...

Veja mais
'Operação Broca' apura fraudes com café

A Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram ontem a "Opera&cced...

Veja mais
Setor de 'food service' projeta um avanço de até 15% no ano

Os dados do setor de food service no País têm crescido num ritmo acelerado nos últimos anos e, em 20...

Veja mais
Ideal de beleza coloca marcas em campos opostos

A brasileira está envelhecendo. A base da pirâmide social tem se ampliado e, nesse cenário, as maior...

Veja mais
Grifes cariocas reagem e exportam mais em 2010

Não tem crise econômica ou real valorizado que prejudique as exportações da moda carioca. Dep...

Veja mais