As expectativas otimistas de vendas para o Dia dos Namorados, a terceira data de maior vendagem dos shopping centers, têm um reforço este ano: a Copa do Mundo da África do Sul. Segundo pesquisa realizada pela Serasa Experian com empresários do comércio varejista, as projeções são de um aumento de 4,2% para a data este ano, na comparação com igual período do ano passado.
Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), porém, o aumento nas vendas ficará em 12% em relação ao mesmo período de 2009. Mas há shopping na capital paulista que projeta crescimento de até 30% do volume de vendas.
Na pesquisa feita pela Serasa, 25% dos empresários acreditam que o celular será o principal presente dos namorados. Outras apostas são roupas, sapatos e acessórios, apontados por 22% dos varejistas; perfumes e cosméticos, em seguida, com 19%; e chocolates e doces, que aparecem com 5% da preferência.
Segundo Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de Relações Institucionais da Alshop, a movimentação no fim de semana passado já foi superior à dos últimos meses. "As lojas estão todas decoradas de verde-e-amarelo. Se o namorado entrar para comprar uma blusa, com certeza será cativado pelo vendedor a acrescentar a suas compras algum produto alusivo ao mundial de futebol", afirma Silva.
Dentre os mais otimistas com a data está o grupo Bourbon Shopping, em São Paulo. Inaugurado há pouco mais de dois anos, prevê aumento acima de 30% das vendas, comparado a igual data de 2009, com circulação 20% maior de clientes. Para atingir sua meta, o empreendimento investe na promoção em que a cada R$ 650,00 em compras, o cliente tem direito a trocar suas notas fiscais por um par de ingressos do musical "Jekyll & Hyde -O Médico e o Monstro" clássico da Broadway. A previsão é ainda maior para os cinco empreendimentos do grupo localizados no Rio Grande do Sul, com estimativa de um aumento de 35% nas vendas com relação às do mesmo período do ano passado.
O Shopping Aricanduva, o maior centro de compras da América Latina, acredita no aumento de 10% no volume de vendas, expectativa essa bem superior à alcançada no ano passado, que foi de 4%, segundo Marcos Sérgio de Oliveira Novaes, superintendente do centro comercial.
Para motivar o consumidor a fazer compras, o empreendimento aposta na promoção feita em parceria com a Warner Bros., "Consumer Products", pela qual o cliente faz compras de um determinado valor e ganha um par de canecas exclusivas com os personagens Lola e Pernalonga. "A exemplo do Dia das Mães, creio que teremos um bom resultado neste período devido ao bom momento da economia. Acredito que o evento Copa do Mundo será um fator relevante nas vendas, mas o consumo está crescendo e a confiança na economia do País vem reforçar essa tese", explica Novaes.
O Grand Plaza Shopping, o maior centro de compras do Grande ABC e que recebe mensalmente público estimado em 1,3 milhão de pessoas, prevê aumento de 4% na soma de clientes e incremento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Para a data, este centro comercial desenvolveu, em parceria com os lojistas, um guia de compras com mais de 100 sugestões de presentes para o Dia dos Namorados.
Na Bahia, o Salvador Shopping eleva suas projeções de vendas para o Dia dos Namorados devido à proximidade dessa data com a da Copa do Mundo. É esperado incremento de até 20% nas vendas em relação à mesma data de 2009, e 30% a mais no volume de clientes que circularão pelo empreendimento. Para garantir o incremento nas vendas, o centro comercial pretende auxiliar seus clientes na busca do presente ideal para seu parceiro. O shopping lançou um encarte virtual com opções de presentes que podem ser escolhidos através do site do shopping, com as ofertas das lojas. O cliente faz a escolha do seu presente e encaminha a sugestão a seu namorado ou namorada.
O consumidor também poderá fazer essa consulta no próprio shopping, em um espaço equipado com computadores que permitem o acesso in loco ao site. Este local conta com a presença de promotores que poderão orientar a navegação do usuário. E o shopping promete premiar os primeiros 2.500 clientes que anteciparem suas compras por meio desse mecanismo, que estará em operação para a data.
Segundo o professor Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar), o Dia dos Namorados tem mostrado um grande potencial de vendas para o comércio porque "as ligações afetivas têm sido mais intensas", o que impulsiona o consumo de bens. "Esta ainda é a quarta principal data, no varejo geral, mas está cada vez mais próxima do Dia da Criança [hoje, a terceira melhor época de vendas para o comércio]", disse ele.
Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) o Dia dos Namorados trará 12% de aumento nas vendas em relação ao mesmo período de 2009. Há shoppings que projetam avanço de até 30%.
Veículo: DCI