Ideal de beleza coloca marcas em campos opostos

Leia em 2min 50s

A brasileira está envelhecendo. A base da pirâmide social tem se ampliado e, nesse cenário, as maiores empresas de cosméticos do país, Avon, O Boticário e Natura, começam a investir numa série de ações na mídia para tentar ampliar as vendas de cremes antissinais. Nessa busca, uma divisão de estratégias tornou-se evidente. A Natura saiu novamente na defesa "beleza em todas as idades", e se isola nessa linha de comunicação, enquanto Avon e O Boticário entram em terreno contrário - a busca da beleza na dura batalha contra o tempo.

 

As companhias reorganizaram o portfólio, com diminuição de itens à venda, e mudaram a formulação de produtos, após mais de três anos de estudos (leia texto ao lado). Mas a parte mais visível dessa estratégia são as campanhas das marcas que, em certos momentos, parecem ser diametralmente opostas.

 

Na semana passada, a Natura apresentou ao mercado as primeiras peças publicitárias da campanha "Cada rosto tem sua história", da nova linha Chronos, uma das cinco mais importantes para o grupo. Não conta o quanto investiu. Pagou 90 segundos de propaganda em horário nobre da TV (30 segundos custam R$ 150 mil) e deve manter a campanha por 30 dias na TV. Foca na mensagem, explorada há tempos pela empresa, de que há beleza em todas as idades e "tempo é algo que não se consegue parar", como diz Monica Gregori, diretora de unidade de negócio da Natura.

 

"Nós tentamos falar para a maioria de consumidoras que não acredita em falsas promessas, como parar os efeitos do tempo sobre a pele", afirma.

 

É exatamente o ponto levantado pelas ações de marketing desenhadas pela Avon em sua linha Renew Reversalist. O mote da ação é "Pele mais jovem? Eu quero uma pele nova!". O texto explica que o produto "reverte os sinais da idade, ajudando a criar uma pele nova". Foram mais de 2,5 mil testes com 825 consumidoras no mundo - após o lançamento, foram distribuídas 6 milhões de amostras no Brasil. Ao explicar que isso é possível, a Avon cita os avanços em tecnologia da marca.

 

Segundo o vice-presidente de marketing da Avon, Alberto Moreau, foram cinco anos de estudos para criar um produto que estimula a produção de uma molécula responsável pela reparação de microdanos na pele. "O processo de restauração celular cria uma pele mais jovem e nova", garante.

 

Para o professor de branding da pós-graduação em Comunicação da ESPM, Júlio Moreira, "para acreditar no que as marcas dizem, a consumidora cada vez mais exige provas", afirma. "É uma questão de mostrar que a proposta da empresa é crível aos olhos da compradora".

 

De certa forma, a estratégia da Avon esbarra na linha de comunicação dos produtos anti-idade Active, de O Boticário, apresentada há apenas três semanas. O filme na TV mostra uma modelo que passa o creme na pele e, imediatamente, tudo à sua volta se congela. "Se você usa um creme facial, você não quer ficar do mesmo jeito que já é. Todas nossas pesquisas mostram isso. A consumidora quer ficar melhor", diz Tatiana Ponce, gerente executiva de mercado e consumidor do Boticário. "Não vamos dar uma pele nova para a consumidora, mas podemos reduzir a velocidade do envelhecimento".

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Walmart

O Walmart Brasil lançou sua linha de marca própria, que será vendida em todos os supermercados e hi...

Veja mais
'Operação Broca' apura fraudes com café

A Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram ontem a "Opera&cced...

Veja mais
Setor de 'food service' projeta um avanço de até 15% no ano

Os dados do setor de food service no País têm crescido num ritmo acelerado nos últimos anos e, em 20...

Veja mais
Grifes cariocas reagem e exportam mais em 2010

Não tem crise econômica ou real valorizado que prejudique as exportações da moda carioca. Dep...

Veja mais
Malhada no pão

Lembra quando era permitido comer muita manteiga sem culpa? Pois é à essa época que a Mococa quer c...

Veja mais
Rendimento médio mensal subiu menos para quem tem mais anos de estudo

Por outro lado, nível de ocupação seguiu caminho inverso e grupo foi o que mais teve chances de ent...

Veja mais
Grife Louis Vuitton avalia abrir novas lojas no Brasil

Dois meses após abrir sua sexta butique no Brasil, no Shopping Iguatemi em Brasília, a grife francesa de l...

Veja mais
Hypermarcas faz sua estreia na lista das dez mais para junho

As recomendações para a Carteira Valor de junho, além das empresas de commodities, trazem aç...

Veja mais
Açúcar Guarani está pronta para novas aquisições, diz direção da companhia

Após tornar-se a terceira maior processadora de cana do Brasil com a compra da usina Mandú anunciada na se...

Veja mais