A Tetra Pak, maior fabricante mundial de embalagens longa vida, vai anunciar nas próximas semanas um plano para expansão da fábrica de Ponta Grossa (PR), que hoje tem capacidade para produção de 5 bilhões de embalagens por ano. De acordo com o vice-presidente de estratégia de negócios da companhia, Eduardo Eisler, representantes da direção mundial da Tetra Pak chegam ao Brasil nesta semana para discutir o tamanho e o valor que será investido na ampliação. "Nossa estratégia é antecipar a demanda. Em 2010, vemos crescimento de dois dígitos no Brasil, mas a partir daqui também atendemos outros países da América Latina", afirmou o executivo, durante a Fispal Food Services.
O projeto, conforme Eisler, será implementado em diferentes fases e terá início em dois ou três anos. Atualmente, a Tetra Pak pode produzir no país 13,5 bilhões de embalagens por ano, considerando-se a operação paranaense e a fábrica de Monte Mor (SP). "Hoje não temos noção do tamanho do projeto, mas temos espaço em Ponta Grossa para uma expansão em várias fases", afirmou.
Presente no Brasil desde 1957, a companhia suíça produziu no país em 2009 cerca de 10 bilhões de embalagens, um recorde conforme Eisler. Para este ano, a expectativa é superar essa marca e alcançar 11 bilhões de unidades. Segundo o executivo, a demanda por embalagens no país está aquecida, porém na Tetra Pak não há registro de dificuldades no atendimento aos clientes. Diante da expectativa de um segundo semestre ainda mais forte, alguns fabricantes de cosméticos e alimentos anteciparam encomendas que seriam fechadas entre julho e setembro com o objetivo de embalar produtos vendidos no Natal e os prazos de entrega de papel-cartão tiveram de ser ampliados pelos produtores.
Outra novidade da Tetra Pak é o início da produção de tampas plásticas a partir de polietileno verde, fornecido pela Braskem, provavelmente no início de 2011. A petroquímica iniciará em setembro a produção de polietileno obtido a partir de etanol de cana-de-açúcar na fábrica de Triunfo (RS), cuja capacidade é de 200 mil toneladas por ano, e assinou no ano passado acordo de fornecimento com a fabricante de embalagens. As tampas plásticas serão utilizadas tanto para sucos quanto para leite e deverão chegar também às operações europeias da companhia.
Concorrente da Tetra Pak, a empresa suíça baseada na Alemanha SIG Combibloc anunciou investimentos de € 90 milhões (US$ 107 milhões) para construir sua primeira fábrica no país, também no Paraná. A SIG opera no Brasil desde 2007, com equipamentos instalados dentro das indústrias de clientes (fabricantes de bebidas e alimentos). (Colaborou Lilian Cunha)
Veículo: Valor Econômico