GSK escolhe o Brasil para reduzir preço de remédios

Leia em 3min 10s

Em uma estratégia considerada um tanto arriscada, a inglesa GlaxoSmithKline (GSK) decidiu reduzir de 20% a 50% os preços de seis importantes medicamentos da companhia no Brasil. A aposta da farmacêutica é impulsionar as vendas, promovendo maior acesso a esses produtos. Essa tática também será adotada em outros países emergentes, disse ao Valor Cesar Rengifo, presidente do laboratório no país.

 

No Brasil, a companhia escolheu alguns de seus produtos de inovação para essa nova estratégia de preços, como o Cervarix, vacina contra HPV oncogênico, e o Seretide, medicamento indicado no tratamento crônico de asma e de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPCO). Na lista, estão incluídos também antibióticos de referência, como o Amoxil e Clavulin, e outros remédios, como o Lamictal (antiepilético), e Imigran (combate enxaqueca).

 

Os medicamentos Cervarix, Amoxil e Clavulin terão redução média de 50% nos preços. O Seretide, de 30%; o Lamictal, 35%, e o Imigran, entre 20% e 40%, dependendo de sua apresentação. As novas cotações já estão em vigor.

 

Esses medicamentos, juntos, geram receita de cerca de R$ 160 milhões. A estratégia da GSK é adotar preços mais adequado à realidade econômica de cada país, onde essa nova prática será adotada, afirmou o executivo. O Brasil foi um dos primeiros países a testar essa nova abordagem da empresa. Outra aposta é a Índia. "O país é um dos mais importantes entre os emergentes", disse Rengifo. A expectativa é elevar consideravelmente as vendas em volumes e ganhar mais espaço no mercado nacional.

 

Com faturamento no país de R$ 943 milhões em 2009, nas áreas farmacêutica e consumo, a companhia está otimista em relação a 2010. Rengifo estima um crescimento da ordem de 16% da GSK no país este ano, considerando que o setor deve apresentar alta entre 13% e 14%.

 

Com forte atuação global no segmento de vacinas, a GSK tem firmado importantes parcerias no país nesse sentido. O grupo está desenvolvendo uma vacina contra a dengue em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que envolve recursos de € 35 milhões. O trabalho tem se concentrado na obtenção de um imunizante e o compartilhamento de sua patente. O acordo estabelece a parceria científica entre a instituição e a GSK para o desenvolvimento tecnológico do imunizante da dengue e abre a possibilidade para futuros projetos conjuntos de vacinas contra malária e febre amarela. Essas atividades são conduzidas por um comitê gestor com representantes da farmacêutica e da instituição.

 

No ano passado, a GSK também fechou acordo com a Fiocruz para o fornecimento de vacina pneumocócica para ser incluída no calendário do programa nacional de imunização já a partir deste ano. As vacinas da companhia são distribuídas em cerca de 180 países. Em 2009, a farmacêutica inglesa entregou 1,4 bilhão de doses, dos quais cerca de 1 bilhão foram distribuídas para países em desenvolvimento.

 

Com sede no Reino Unido e com base operacional nos EUA, a empresa tem aproximadamente 7% do mercado farmacêutico mundial. A sede regional do grupo na América Latina está localizada no Rio de Janeiro.

 

Rengifo - colombiano que está na GSK há 15 anos e há dois no Brasil - afirmou que a companhia não está interessada em ingressar no mercado de genéricos. A estratégia é investir em novas moléculas e também em produtos de marcas. No pipeline estão previstos 20 novos produtos a partir de 2011. Aquisições também são estudadas, inclusive no Brasil. Por ano, a companhia investe cerca de 3,5 bilhões de libras esterlinas em P&D (Pequisa e Desenvolvimento).
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Catupiry aumenta capacidade em 30%

Alimentos: Fabricante do famoso queijo cremoso investe R$ 5 milhões e prevê faturamento de R$ 180 milh&otil...

Veja mais
Mars amplia área de arroz e estuda ação para o Twix

Apesar do ganho de renda da população, o consumo do arroz comum teve declínio no ano passado. A pop...

Veja mais
Empresas expandem produção para atender mercado de embalagens

O mercado de embalagens comemora aumento dos negócios em 2010. O setor já registrou nos primeiros meses do...

Veja mais
Ministério Público quer proibir uso de agrotóxico no País

O Ministério Público Federal ingressou nesta semana com uma ação civil pública, com p...

Veja mais
Preço baixo do açúcar anima Oriente Médio a importar

Com os atuais 15,09 centavos de dólar por libra-peso da Bolsa de Nova York (com entrega em outubro), o Oriente M&...

Veja mais
Marcas próprias, um desafio para o varejo

Foi realizado esta semana, na sede da Fiesp, em São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Marcas Própri...

Veja mais
Oferta menor e crise reduzem o consumo de leite longa vida

O consumo de leite longa vida no Brasil em 2009 frustrou as expectativas das indústrias do setor e registrou um r...

Veja mais
Preços têm forte queda na Ceagesp

O Índice Ceagesp, que mede o comportamento dos preços de uma cesta de mais de 100 produtos e serve de refe...

Veja mais
Gosto múltiplo

Para os amantes de Ovomaltine, as possibilidades de degustação se multiplicam. Numa parceria com a Danone,...

Veja mais