Gerir incertezas é parte da inovação, afirma a diretora de P&D da Unilever
Antes de se tornar diretora de pesquisa e desenvolvimento da Unilever – com controle sobre os seis centros da empresa no mundo –, a francesa Geneviève Berger tinha no currículo uma cintilante carreira como acadêmica e servidora pública. Com dois Ph.Ds., em física e biologia, Geneviève deu aulas de medicina e ocupou postos-chave no governo francês até ser convidada pelo ex-CEO Patrick Cescau para ingressar na Unilever. Em 2008, passou a ter funções executivas e isso mudou o status do P&D na empresa, agora comandada por Paul Polman. Geneviève conversou com Época NEGÓCIOS no Parque Científico da Unilever, em Colworth, na Inglaterra.
>>> EXISTE UMA FÓRMULA PARA INOVAR COM VELOCIDADE?_Uma empresa inovadora sabe como administrar incertezas. Em todo projeto existe uma incerteza. Portanto, é preciso assumir riscos. Mas esse risco precisa ter fundamento, ser calculado. É importante também dispender o tempo necessário para a criação, mas acelerar ao máximo a execução.
>>> COMO RECONHECER SINAIS DE FRACASSO E SABER A HORA CERTA DE PARAR?_Saber se um produto novo será um sucesso ou um fracasso é algo que leva tempo. É preciso fazer uma análise cuidadosa. Veja o caso do Nespresso, da Nestlé, que demorou para chegar ao sucesso. Descobrir a agenda do consumidor e suas necessidades não é algo fácil.
>>> QUAIS AMBIENTES SÃO MAIS PROPÍCIOS À INOVAÇÃO?_Inovações costumam aparecer em áreas em que já foram investidos tempo e dinheiro. No sabonete Dove, inovamos com produtos derivados. Acreditamos ainda na força criativa do intercâmbio de disciplinas. Nossas áreas de alimentos, casa e cuidados pessoais fazem pesquisas conjuntas.
>>> QUAIS SÃO HOJE AS PRINCIPAIS LINHAS DE PESQUISA DA UNILEVER?_Sustentabilidade, envelhecimento saudável, novas estruturas, saúde e bem-estar, nutrição funcional e psicologia do consumidor.
Veículo: Época Negócios